O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Presépios em Ferro em exposição no restaurante
O artista Luís Daniel, natural de Viseu, apresenta novamente este mês de dezembro a sua exposição de presépios em ferro reciclado num restaurante em Canas de Senhorim. Este evento, que já se tornou uma tradição anual, junta arte e gastronomia para celebrar a criatividade e o reaproveitamento de materiais.
Luís Daniel trabalha exclusivamente com ferro velho que recolhe na região, em fábricas, ecopontos e outros locais, e transforma-o em peças únicas. Segundo o artista, cada presépio pode demorar, em média, um dia de trabalho, dependendo da dimensão e da quantidade de figuras desejadas. “É um trabalho pesado, mas dá-me uma satisfação que enquanto eu conseguir gostar, vou fazer”, afirma.
A ligação de Luís Daniel às artes vem desde criança. Apesar de ter formação em eletrotecnia, sempre teve “jeito para as artes”, começando por aprender com o pai, que também realizava trabalhos manuais. Durante uma passagem por Lisboa, dedicou-se ao artesanato com materiais como casca de eucalipto, mas foi após o regresso a Viseu que decidiu aproveitar a oficina que o pai tinha deixado e dedicar-se mais intensamente à criação artística.
Hoje, Luís Daniel mantém uma prática focada na sustentabilidade. “O conceito foi, através da reciclagem, fazer peças únicas. A arte pode ser, através da reciclagem, um meio de sustentabilidade”, explica.
A exposição em Canas de Senhorim combina a mostra e a venda de presépios em ferro. Para os visitantes, a iniciativa oferece uma oportunidade de conhecer e adquirir trabalhos que cruzam a tradição e inovação artística, enquanto promovem a reutilização de materiais.