A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A Vista Alegre, empresa do Grupo Visabeira, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título de membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique.
A distinção foi concedida na passada quinta-feira (21 de novembro), à margem da inauguração da exposição que assinala os 200 anos da marca no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
A Ordem do Infante D. Henrique é uma ordem honorífica que distingue a “prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores”, lembra a Vista Alegre em comunicado.
Além de ter entregado a condecoração à Vista Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou a exposição comemorativa “Rumo ao Infinito – Vista Alegre, 200 Anos de Criatividade”, que está agora aberta ao público até 31 de maio de 2025.
A mostra, com curadoria de Filipa Oliveira e Anísio Franco e consultoria da diretora do Museu Vista Alegre, Filipa Quatorze, reúne mais de 400 peças da histórica fábrica de porcelana de Ílhavo.
A exposição propõe um diálogo “fluido entre passado, presente e futuro, sempre com a arte como pano de fundo”, salienta a Vista Alegre.
A exposição conta ainda com o contributo da conceituada artista plástica britânica Clare Twomey na instalação artística Continuum, criada em especial para a Vista Alegre, numa homenagem à fábrica e ao primado de qualidade da empresa.