A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Arrancou no início desta semana o programa de educação alimentar “Os Super Saudáveis” em Vouzela.
A ação teve início na segunda-feira (18 de outubro) no Agrupamento de Escolas de Vouzela.
Em comunicado, a Câmara Municipal refere que o programa é dirigido às crianças do primeiro ciclo e promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho de Vouzela e a própria autarquia.
O programa irá decorrer durante cinco semanas com um almoço e um lanche por semana acompanhados “de um alimento com um poder super saudável”.
“Inicialmente cada criança recebe uma caderneta explicativa, um passaporte, e um conjunto de cinco cartas. Estas cartas iniciais correspondem a alimentos que as crianças conhecem: água, azeite, batata, ovo e cenoura. As restantes 10 cartas serão entregues ao ritmo de duas cartas semanais cada semana, de acordo com uma calendarização prévia. No total, cada criança irá colecionar 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis”, disse Raquel Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela, na sessão de apresentação.
Com a digestão dos alimentos, vão ser entregues as cartas na escola. Ao almoço, uma vez por semana, será servido um alimento e, também uma vez por semana, os pais vão ser convidados a prepararem um lanche para a escola que inclua outro alimento saudável.
“”Pretendemos com este projeto fomentar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças, envolvendo os alunos e as famílias na definição de ementas que privilegiem escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional”, afirmou Raquel Ferreira.
O vereador da Educação da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira, realçou a importância do projeto e o desafio que passa pela “sensibilização das crianças, famílias e escola para a promoção de hábitos de vida saudáveis e de uma alimentação equilibrada”.
A sessão terminou com uma palestra sobre alimentação saudável dinamizada pela nutricionista do Centro de Saúde de Vouzela, Aline Maia.
O programa irá envolver 170 alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e 96 do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.