Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Mais de 250 alunos de Viseu Dão Lafões aprenderam a saber usar a bicicleta no dia-a-dia e foram incentivados a adotar estilos de vida mais saudáveis no projeto Bora!, que decorreu nas escolas da região por iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
A iniciativa decorreu na semana passada e juntou 12 turmas de Viseu, Penalva do Castelo, Oliveira de Frades, Tondela, Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Mangualde, Castro Daire, Vouzela, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Nelas.
Nas sessões, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios do uso da bicicleta e participaram em jogos interativos sobre segurança rodoviária e mobilidade sustentável, além de terem conhecido o sistema de bicicletas partilhadas Bora!, promovido pela CIM. No final de cada sessão, foram entregues prémios e brindes.
Os jovens também deixaram ideias e sugestões para melhorar a mobilidade nas suas comunidades na atividade “Postcard to the Mayor” (Postal para o Presidente da Câmara). As propostas foram recolhidas e vão ser analisadas pelos municípios e pela CIM Viseu Dão Lafões.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, lembra que a mobilidade sustentável constitui “um desafio fundamental para as nossas cidades e vilas” e que, com o Bora!, “conseguimos envolver ativamente os mais jovens”.
“Esta iniciativa nas escolas superou as nossas expectativas, demonstrando que os alunos da nossa região estão verdadeiramente empenhados em contribuir para um futuro mais sustentável. As suas sugestões e o seu entusiasmo são um incentivo para continuarmos a desenvolver soluções de mobilidade que respondam às necessidades das nossas comunidades”, acrescenta o dirigente.