A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Câmara de Viseu aderiu ao Radar Social, que já está no terreno para combater a vulnerabilidade social na capital do distrito. O novo projeto pretende sinalizar e apoiar pessoas que estejam em risco de pobreza ou sejam alvos de exclusão social e discriminação no concelho.
O Radar Social pretende implementar um sistema de sinalização destes casos, em parceria com entidades locais. O projeto-piloto, que também já chegou a outros concelhos da região, tem em Viseu a duração prevista de 27 meses (mais de dois anos) e resulta de um investimento apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Durante este período, duas equipas multidisciplinares com seis técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia, Sociologia e Economia irão avaliar, encaminhar e monitorizar situações “sinalizadas pelos viseenses, juntas de freguesia, forças policiais, estabelecimentos de saúde, escolas e instituições”, sublinha a Câmara de Viseu.
“A fase que arranca agora para o terreno sucede a um período de atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social e mapeamento dos recursos locais e regionais, por forma a potencializar a resposta aos futuros casos sinalizados”, acrescenta em nota o município.
Os casos podem ser sinalizados, até de forma anónima, e tal pode ser feito nas instalações municipais da Rua João Mendes (segundo andar do edifício n.º 51), no endereço de e-mail radarsocial@cmviseu.pt, no site da Câmara (onde está disponível um formulário) ou pelos números 926 271 136 e 926 271 128.