Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
Foi apresentado esta semana o projeto Acelerar2030, que quer impulsionar a transformação digital das empresas e instituições da região de Viseu Dão Lafões. A iniciativa foi apresentada na quarta-feira (19 de fevereiro), no Auditório Municipal de Santa Comba Dão.
Na sessão, o presidente da Associação Comercial de Viseu (ACDV), Gualter Mirandez, realçou que o projeto pretende “transformar a região num polo de inovação digital” e tornar-se relevante “para o desenvolvimento regional e a sua articulação com os projetos de digitalização em nível nacional”, com um programa diversificado e focado na transição digital. A ACDV é a entidade aceleradora do comércio digital em Viseu Dão Lafões.
Já a vice-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Catarina Costa, sublinhou os benefícios da transformação digital para os negócios locais e a economia em geral.
Manuel Torres, técnico da Associação Empresarial de Lafões (que também integra o Acelerar2030, assim como a Associação Empresarial da Região de Viseu), abordou “as oportunidades que a digitalização oferece aos municípios e como a adaptação às novas tecnologias pode posicionar Santa Comba Dão e a região Viseu Dão Lafões como um centro dinâmico e inovador, capaz de atrair novos investimentos e fortalecer o tecido empresarial”, explicam os dinamizadores do projeto.
Já Paulo Oliveira, especialista em transição digital, falou da importância da digitalização como “uma ferramenta essencial para aumentar a competitividade das empresas” e destacou que, para se manterem relevantes no mercado global, as empresas “devem adotar tecnologias que melhorem os seus processos e ampliem as suas capacidades”.
O Acelerar2030 junta 22 associações da região Centro, lideradas pelo Conselho Empresarial do Centro e pela Câmara de Comércio e Indústria do Centro. Em Viseu Dão Lafões, a aceleradora de comércio digital abrange os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
O projeto tem um investimento de cerca de cinco milhões de euros.