A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O projeto “Gato de Rua” venceu o último Orçamento Participativo de Oliveira de Frades, com 184 votos. A votação terminou no final de dezembro e a proposta vencedora irá recebe os 10 mil euros atribuídos pela autarquia local para a iniciativa.
A Câmara explica que o “Gato de Rua” quer preservar o bem-estar animal e do ser humano, criando colónias de gatos silvestres esterilizados e reduzindo a sua propagação com, pelo menos, uma colónia por freguesia.
“Desta forma é possível melhorar a sua qualidade de vida e impedir que se reproduzam continuamente, com habitats naturais e ecologicamente instalados, evitando a propagação de doenças e o sofrimento animal”, sublinha o município de Oliveira de Frades, que agradece a participação da comunidade e dos mentores dos projetos que concorreram ao orçamento participativo.
A proposta engloba a aquisição de 8 abrigos de gatos, sendo que o investimento também permite realizar dezenas de esterilizações. Os espaços “irão permitir reduzir a proliferação de animais errantes e criar um local para o seu alojamento”, referem os dinamizadores do projeto.
A segunda proposta mais votada, com 146 votos, é a requalificação da antiga Escola Primária de Reigoso. Seguem-se a requalificação da zona envolvente ao Jardim de Infância de Arcozelo das Maias (53 votos), o espaço de coworking na sede do concelho (19 votos) e a requalificação do espaço público exterior do bairro da Remolha (4 votos).
Desta forma é possível melhorar a sua qualidade de vida e impedir que se reproduzam continuamente, com habitats naturais e ecologicamente instalados, evitando a propagação de doenças e o sofrimento animal.