A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um novo alerta devido às previsões de chuva forte, vento e queda de neve para as próximas horas. O distrito de Viseu vai estar Distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo devido à chuva do Instituto Português do Mar e da Atmosfera das 03h00 até às 12h00 de quinta-feira (30 de novembro).
Em comunicado, a Proteção Civil prevê precipitação “persistente e por vezes forte” em todo o país nas próximas 48 horas, além de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela com a cota a atingir entre os 1400 e os 1500 metros e vento forte com rajadas até 70 quilómetros/hora nas terras altas, entre outras previsões.
A nota da ANEPC alerta ainda para o aumento das afluências na barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, e no sistema Aguieira-Fronhas-Raiva.
A ANEPC antevê episódios de precipitação intensa, vento forte e queda de neve que poderão provocar inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas, pisos escorregadios, arrastamentos e desconforto térmico pela conjugação da baixa temperatura mínima e do vento.
A Proteção Civil lembra as medidas de prevenção que a população pode tomar como adotar uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias”, não atravessar zonas inundadas, ter especial atenção ao passar junto a árvores e ramos devido ao risco de queda e estar atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.
A autoridade apela ainda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e a uma fixação “adequada” de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas.