Há sabores que contam histórias! No Carnaval de Quintela de Azurara, em…
“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Proteção Civil emitiu esta quinta-feira (6 de março) o segundo alerta de mau tempo em menos de uma semana. Chuva forte, granizo, trovoada, vento com rajadas até 100 quilómetros/hora nas terras altas e queda de neve são as previsões que justificam o aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A neve vai cair nos pontos mais altos da Serra da Estrela esta sexta-feira (dia 7), seguindo-se uma descida da cota para os 1.000 a 1.200 metros nas regiões Norte e Centro do país a partir de sábado (dia 8).
A Proteção Civil lembra que os episódios de precipitação, vento e queda de neve estão associados a inundações “causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, deslizamentos, derrocadas e pisos escorregadios “devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve”.
A ANEPC recorda também o “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos” e o “desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas” por causa do vento forte, que também pode causar “acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”. A autoridade alerta ainda para a possibilidade de desconforto térmico na população devido ao aumento da intensidade do vento.
A Proteção Civil apela à população que tome medidas preventivas para fazer face à eventualidade destas ocorrências como a redução da velocidade, o cuidado na circulação e permanência junto a árvores e ramos, a atenção para a eventual acumulação de neve ou lençóis de água nas estradas e evitar andar em vias atingidas pela neve.
A ANEPC também sugere garantir a desobstrução das águas pluviais, fixar andaimes, placards e outras estruturas suspensas, não atravessar zonas inundadas, restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas a pé nas zonas afetadas pela neve, retirar objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e retirar animais, equipamentos, veículos e outros bens das zonas confinantes das linhas de água.
Nas vias afetadas pela acumulação de neve, deve-se evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e também evitar circular com veículos pesados.
Mas, caso seja necessário andar na estrada, os condutores devem verificar o estado dos pneus, colocar correntes de neve, abastecer combustível para níveis que “permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetada”, verificar a bateria dos carros elétricos, garantir que os sistemas de aquecimento das viaturas estão a funcionar, e garantir comida e medicamentos, remata a Proteção Civil.
O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir desta sexta-feira. Amanhã, o aviso de vento forte vigora das 09h00 às 18h00, enquanto o aviso de chuva forte vai das 15h00 às 21h00. No sábado, a chuva forte obriga a um novo alerta das 03h00 às 09h00 e, a partir das 15h00, há aviso amarelo de queda de neve. Este último alerta termina às 11h00 de domingo (dia 9).