Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Proteção Civil alerta para pisos rodoviários escorregadios e para possíveis inundações, cheias, deslizamentos e derrocadas por causa da previsão de mau tempo para os próximos dias.
Estes são alguns dos efeitos expetáveis da chuva e vento fortes assumidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A entidade também avisa para o desconforto térmico devido às baixas temperaturas mínimas e ao vento forte, o arrastamento de objetos soltos e o desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas.
A Proteção Civil recorda que o eventual impacto pode ser minimizado através da adoção de comportamentos preventivos.
Entre as medidas sugeridas pela autoridade, estão as de adotar uma condução defensiva, reduzir a velocidade, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento de águas.
A ANEPC também aconselha à população para estar atento a possíveis lençóis de água nas estradas e à acumulação de neve, ter cuidado junto a árvores e ramos que podem estar em risco de queda, e fixar estruturas como andaimes e placards.
A autoridade de emergência também sugere às populações para que estejam atentas “às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.
O distrito de Viseu vai estar em aviso amarelo este domingo (5 de janeiro) devido à previsão de chuva e vento fortes. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta ainda para condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo na região.
Os avisos do IPMA começam às 06h00 de domingo. O alerta de chuva forte termina à meia-noite, enquanto o de vento forte – com previsão de rajadas até 100 quilómetros/hora – acaba às 09h00 da manhã.
Segundo a Proteção Civil, além desta previsão em todo o país, também existe a possibilidade de queda de neve acima de 1.000 a 1.200 metros de altitude. Uma previsão que se aplica ao distrito da Guarda, que vai ter precisamente aviso amarelo por causa da neve durante a madrugada e manhã da próxima segunda-feira (dia 6), entre a meia-noite e as 11h00.