A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Em altura de calor na região de Viseu, os médicos de saúde pública da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões deixaram alertas e conselhos à população para se proteger das altas temperaturas previstas para esta semana.
Esta segunda-feira, o distrito de Viseu está em aviso amarelo, mas, na terça e quarta-feira, o nível Viseu em alerta devido ao calor. Temperaturas chegam aos 40 graus.
Os médicos lembram que os termómetros vão aumentar, sobretudo a temperatura mínima que estará “no limiar do conforto térmico”, o que implica medidas que “minimizem os efeitos negativos do calor na população em geral e dos grupos vulneráveis ao calor em particular”.
A Saúde Pública avisa que a exposição ao calor intenso pode ter “efeitos negativos na saúde, que podem ser mitigados ou evitados” e que as crianças, os idosos, os doentes crónicos e as pessoas que desenvolvem atividade no exterior e praticam atividade física são mais vulneráveis e exigem “uma atenção especial e medidas específicas”.
Por isso, os médicos aconselham que, nos dias de maior calor, a exposição solar deve ser evitada entre as 11h00 e as 16h00.
No exterior, as pessoas devem usar protetor solar com fator de proteção superior a 30 e vestir roupa adequada e leve e que seja preferencialmente de algodão e de cor clara, uma vez que esse vestuário reflete o calor e a luz solar e ajuda o corpo a manter as temperaturas normais.
Os médicos também aconselham o uso de chapéus de abas largas e óculos de sol, além de evitar esforços físicos intensos nas horas de maior calor e permanecer em locais frescos, à sombra ou climatizados.
Durante o dia, devem ser fechadas as janelas e persianas e, à noite, fazer-se o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios. Quanto à alimentação, a Saúde Pública sugere beber água e sumos naturais de fruta, mesmo que a pessoa não tenha sede, e fazer refeições ligeiras à base de saladas.
Também entre os conselhos, estão os de conservar os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas e em locais frescos e secos, reforçar as medidas de vigilância e higiene alimentar nomeadamente na conservação de alimentos a temperaturas seguras, e visitar ou contactar com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis a viver sozinhas.
Na região, alguns concelhos vão atingir mesmo os 40 graus de máxima nos próximos dias como Armamar, Mortágua, Penalva do Castelo e Tabuaço. Em Viseu, a máxima para amanhã, terça-feira, vai marcar os 37 graus.