O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
por
Pedro Escada
No distrito de Viseu já foram pedidas à PSP mais de 500 pulseiras no âmbito do programa “Estou Aqui!”, de acordo com os dados que foram disponibilizados ao Jornal do Centro e que dizem respeito ao primeiro semestre deste ano.
O programa abrange crianças dos 2 aos 15 anos e o período de férias é quando se regista um maior número de aquisições.
Em comunicado, a PSP anunciou que já distribuiu em todo o país mais de 605.500 pulseiras em 12 anos de existência do programa, o que permitiu encontrar com “maior rapidez” 57 crianças desaparecidas.
Criado em 2012, o programa “Estou Aqui! Crianças” é uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública que consiste na distribuição de pulseiras gratuitas que facilitam a sinalização de crianças desaparecidas entre os dois e os 15 anos.
A PSP refere também que se tem registado um “aumento gradual” de adesão ao programa todos os anos, à exceção 2020 devido à pandemia de covid-19.
Uma vez que atualmente cada edição do programa tem a validade de um ano civil, a PSP avança que as pulseiras atribuídas em 2024 perdem a validade no início do ano, aconselhando que, a partir de janeiro de 2025, seja feita uma nova inscrição ou pedido na página da internet do programa: https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm
A PSP refere que este programa tem como principal objetivo “agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família”.
“Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar”, explica esta força de segurança, em comunicado.
A PSP sublinha que as pulseiras, destinadas a crianças com idades entre os 2 e os 15 anos, possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais.
As pulseiras são válidas em todo o país e podem ser solicitadas, tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes, nomeadamente em férias.