A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O sítio do Passal, no Couto do Mosteiro, no concelho de Santa Comba Dão, recebe mais uma campanha arqueológica de especialistas da Universidade de Coimbra.
Os arqueólogos vão voltar a estudar a ocupação humana no concelho durante o primeiro milénio da era cristã depois da última campanha que foi concluída Arqueólogos vão estudar ocupação humana de S. Comba Dão no primeiro milénio
Os trabalhos decorrem no terreno até domingo (6 de fevereiro) e ainda podem ser visitados pelo público.
Segundo refere em comunicado a Câmara de Santa Comba Dão, na nova campanha, a área em estudo vai ser ampliada pelo grupo de arqueólogos com a confirmação de “dois níveis históricos de ocupação da zona”.
Os arqueólogos já encontraram ruínas das fundações de um edifício contemporâneo que corresponde ao primeiro registo histórico da igreja de Santa Columba, que remonta ao ano 974 na época da Alta Idade Média, além de provas de ocupação romana no sítio do Patarinho, em Óvoa.
Segundo o mesmo comunicado da autarquia de Santa Comba Dão, o diretor das escavações, Pedro Matos, explicou ao vereador da Cultura, Joaquim Agostinho Marques, que foram encontradas “estruturas e artefactos bastante diversos e interessantes para o conhecimento da ocupação da zona”.
A próxima campanha está agendada para a primavera.