A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A campanha do Banco Alimentar de Viseu recolheu quase 33 mil quilos de bens alimentares em apenas 18 grandes superfícies da região.
O balanço foi feito após o regresso da campanha presencial no último fim de semana, que acabou por decorrer em menos supermercados do que o habitual, dois anos depois da última campanha.
Em declarações ao Jornal do Centro, a presidente do Banco Alimentar de Viseu, Fátima Ribeiro, admite que este balanço positivo acabou por surpreender a própria instituição.
“O regresso à campanha de saco correu muito bem. Angariámos 32.991 quilos num universo de 18 supermercados. Para nós foi até surpreendente”, assume.
O objetivo traçado de 20 toneladas foi, assim, superado. Fátima Ribeiro acrescenta que, nesta campanha, quase metade da campanha de recolha foi angariada “nesses 18 supermercados, onde houve um aumento bastante considerável face a 2019”.
“Nós fazíamos normalmente em 105 supermercados do distrito e, por causa da Covid e das autorizações, só conseguimos fazer mesmo nas grandes superfícies”, lembra.
Mesmo com a pandemia, Fátima Ribeiro diz que as pessoas continuam a ter um espírito de ajudar o próximo, sobretudo nesta altura em que se aproxima o Natal.
“Como as pessoas souberam que não íamos fazer a recolha em todos os supermercados, acho que devem feito mesmo um esforço para se deslocarem às compras nos locais onde estavam os nossos voluntários. Quer queiramos quer não, a população gosta sempre de ver os voluntários nos supermercados e acaba por gostar muito da interação. Foi muito bom ver a campanha saco a arrancar, ainda que de forma parcial”, explica.
A presidente do Banco Alimentar de Viseu acredita que os alimentos recolhidos nesta campanha “vão contribuir para um Natal mais feliz junto daqueles que mais precisam”.
Nesta campanha participaram 160 voluntários. Para já, continua a decorrer a campanha vale que só termina a 5 de dezembro.