incêndios 2024 02
festas de são miguel tarouca 2023
_S3R3277
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

17.09.24

Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…

17.09.24

O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…

13.09.24

por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo

 Saúde Mental na Gravidez e Pós-parto

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Uma fraude mal-ajambrada

por
Diogo Chiquelho

 Draghi leva-se a sério
palácio do gelo feira de emprego
forum viseu
cards-2617324_1920
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários

Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários

Quatro famílias do concelho vão ganhar no final desta semana uma “nova” casa com a ajuda de 27 voluntários da associação Just a Change e da Câmara

 Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários
29.08.24
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários
19.09.24
Fotografia: Câmara de Tondela
 Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários

Quatro famílias carenciadas do concelho de Tondela vão ganhar no final desta semana uma “nova” casa com a ajuda de 27 voluntários da associação Just a Change e da Câmara de Tondela.

Os jovens voluntários, com idades entre os 18 e os 30 anos, estão há dez dias a recuperar as habitações. As obras deverão concluir já este sábado (31 de agosto).

Esta quarta-feira (dia 28), o executivo de Tondela acompanhou o andamento dos trabalhos na freguesia de Parada de Gonta, onde decorrem três empreitadas.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, diz que este é “um projeto muitíssimo importante” no concelho e que permite “intervenções que para o dia a dia das pessoas são fundamentais”, salientando que sem a parceria com a Just a Change não seria possível chegar a estas famílias.

Também a presidente da Junta de Parada de Gonta, Sandra Santos, garante que “sem a ajuda” da Câmara e da associação “nunca teria sido possível efetuar” as obras nas três casas da freguesia. “Esta é a primeira vez que estão cá e esperamos que não seja a última. Já conseguimos ajudar três famílias e esperemos nos próximos anos continuar no mesmo sentido”, diz. 

Além de Parada de Gonta, os voluntários da Just a Change estão a realizar uma intervenção na freguesia do Guardão.

As obras envolvem a reconstrução de telhados e a reabilitação e pintura de fachadas, bem como revisões elétricas, melhoramentos da eficiência energética dos edifícios, instalação de novas janelas e portas e reabilitação de cozinhas e casas de banho.

Entre as oito pessoas que vão ser beneficiadas com as obras estão duas idosas que vivem sozinhas, um casal e uma família constituída por uma sénior, o filho, a nora e o neto de cinco anos. Uma das beneficiárias, Lurdes Corgas, de 70 anos, não esconde a satisfação com as obras que estão a ser executadas na casa onde vive há 40 anos.

“Eu não tinha meios para a reconstruir. Agora vai ficar melhor, está mais confortável, não vou apanhar tanto frio no inverno, nem vai chover lá dentro”, disse, citada numa nota da Câmara de Tondela.

Jovens de Tondela juntam-se para reconstruir casas

Pela primeira vez, as obras contam com a colaboração de três jovens voluntários do concelho. Maria Ferreira, de 19 anos, aceitou o repto lançado pela Câmara Municipal, que desafiou os jovens de Tondela a participarem no projeto. “Tem sido uma experiência muito engraçada, um pouco cansativa, mas é super engraçado saber mais sobre obras, estar com pessoas mais velhas, conhecer pessoas de várias zonas do país”, disse a estudante de Engenharia Biomédica.

Já Rafael Jesus, de 21 anos, de Elvas, participa pelo terceiro ano consecutivo num campo de trabalhos da Just a Change. Depois de Torre de Moncorvo e Alcanena, o jovem que está a estudar Ortoprotesia veio para Tondela.

“Está a ser uma experiência muito diferente, mas muito boa. Está a ser muito giro, as condições são ótimas, a nossa beneficiária é ótima, temos uma mega relação. As obras nas casas estão a correr bastante bem e, portanto, acho que o campo tem um feedback muito positivo”, disse.

Já Diogo Santos, da Just a Change, salienta que as duas semanas de trabalho em Tondela são “muito intensas”. “Estamos das 08h00 às 18h00 sempre em obra porque há muito para fazer e muito pouco tempo”, adianta.

O responsável da associação realça ainda que o trabalho da associação “começa na obra, mas não acaba aí” na medida em que envolve sempre fortes laços sociais entre os jovens e as pessoas que são ajudadas e que não tem tido dificuldades em recrutar voluntários.

“É muito fácil porque felizmente os jovens estão atentos a estas questões. É um voluntariado que eles têm interesse em fazer e saem sempre recompensados daqui”, defende o arquiteto de 28 anos, que começou a colaborar com a Just a Change há seis anos.

Este é o sétimo ano em que a Just a Change está no concelho de Tondela. A associação chegou logo após os incêndios de outubro de 2017. Os voluntários da instituição já recuperaram 26 casas de famílias desfavorecidas, num investimento total de cerca de 344 mil euros.

 Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários

Outras notícias

pub
 Quatro famílias de Tondela com casas renovadas por voluntários

Notícias relacionadas

Procurar