cd tondela
viseu xmas run corte
sevenair avião
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Colunistas » Que piadinha!

Que piadinha!

 Que piadinha!
06.08.22
partilhar
 Que piadinha!

No dia 1 de julho celebrou-se o Dia Internacional da Piada.
Um sorriso pode ser considerado algo tão simples e tão corriqueiro, mas é imensamente importante para a nossa saúde, quer seja física, quer seja mental!
Todos temos a noção do quão divertido é compartilhar uma boa gargalhada, mas sabia que isso pode realmente melhorar a saúde? Vamos aprender a reaproveitar os poderosos benefícios do riso e do humor.
O riso é um direito de nascença, uma parte natural da vida que é totalmente inato. Os bebés começam a sorrir durante as primeiras semanas de vida e riem em alta voz, alguns meses após o nascimento.
Quando eramos crianças, costumávamos rir centenas de vezes por dia, mas, como adultos, a vida tende a ser, (ou parece ser) mais séria e o riso torna-se menos frequente. Mas, ao procurar mais oportunidades para sorrirmos, podemos melhorar a nossa saúde emocional, fortalecer as nossas relações pessoais, encontrar mais felicidade e até acrescentar anos à vida.
Rir é bom para a Saúde Física:
O riso relaxa todo o corpo. Uma boa risada alivia a tensão física e o stress, deixando os nossos músculos relaxados, até 45 minutos depois.
O riso estimula o sistema imunológico. O riso diminui as hormonas do stress e aumenta as células imunológicas e os anticorpos que combatem infeções, melhorando assim a resistência às doenças.
O riso desencadeia a libertação de endorfinas, substâncias químicas naturais do corpo que proporcionam o bem-estar e podem até aliviar temporariamente a dor.
O riso protege o coração. Melhora a função dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a proteger contra um ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.
Rir queima calorias. Importa perceber que não substitui o exercício físico regular, mas um estudo descobriu que rir de 10 a 15 minutos por dia, pode queimar aproximadamente 40 calorias – o que pode ser suficiente para perder três ou quatro quilos ao longo de um ano.
O riso alivia o sentimento de raiva. Nada diminui mais rápido a raiva e o conflito do que uma gargalhada compartilhada. Olhar para o lado cómico das situações pode colocar os problemas numa perspetiva diferente, permitindo que se saia dos conflitos sem guardar rancor ou ressentimentos.
O riso pode até ajudar a viver mais. Um estudo na Noruega descobriu que pessoas com um grande sentido de humor vivem mais do que as que não riem tanto. A diferença foi particularmente notável para pessoas que lutavam contra o cancro.
Há também uma relação entre o riso e a Saúde Mental:
O riso interrompe as emoções angustiantes. Ninguém sente ansiedade, raiva ou tristeza quando se está a rir.
O riso ajuda a relaxar e recarregar as energias. Reduz o stress e aumenta a energia, permitindo manter o foco nas atividades de forma eficaz e eficiente, reforçando também a resiliência.
O riso muda a perspetiva, permitindo que se vejam as situações de uma forma mais realista e menos ameaçadora. Uma perspetiva bem-humorada cria uma distância psicológica, o que pode ajudar a evitar sentimentos de sobrecarrega e o exponenciar de conflitos.
O riso aproxima-nos dos outros, o que pode ter um efeito profundo em todos os aspetos da saúde mental e emocional.
Este último revela-se muito importante, pois a maioria dos risos e gargalhadas não provêm do ouvir umas piadas, mas simplesmente por despender o nosso tempo com amigos e familiares. Este aspeto social representa o importante papel do benefício do riso, nas relações socias. Quando rimos, cria-se um vínculo positivo entre as pessoas. Esse vínculo atua como um forte redutor do stress, conflito e desilusões, desencadeando sentimentos positivos e promovendo a conexão emocional. O humor e o riso nas nossas relações sociais permitem então:
Maior espontaneidade. O humor desliga-nos dos pensamentos negativos e dos problemas.
Deixar de ser defensivo. O riso ajuda a esquecer os ressentimentos, julgamentos, críticas e dúvidas.
Libertar inibições. O medo de se retrair desaparece.
Expressar os seus verdadeiros sentimentos. Emoções profundas podem vir à tona.
Com tanto poder para ajudar, prevenir ou até curar, a capacidade de RIR com facilidade e frequência é um tremendo recurso para superar problemas, melhorar as suas relações interpessoais e ajudar na saúde física e emocional. O melhor de tudo é que este fármaco inestimável é divertido, gratuito e fácil de usar!!
Quanto mais sorrisos trouxer à sua vida, mais feliz se sentirá e todas as pessoas que o/a rodeiam!

 Que piadinha!

Jornal do Centro

pub
 Que piadinha!

Colunistas

Procurar