A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
A Queijaria Flor da Beira, em Carregal do Sal, a Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, e a Casa da Insua e Queijaria de Germil, em Penalva do Castelo, foram premiadas no maior concurso de queijos do mundo, o World Cheese Awards, que decorreu este fim de semana em Viseu.
Além da eleição do melhor queijo do mundo, que é português, o concurso também premiou muitos outros exemplares espalhados pelo país. Depois de provados pelos júris, vários queijos e requeijões das queijarias da região de Viseu receberam “medalhas” de ouro, prata e bronze.
A Queijaria Vale da Estrela, localizada no concelho de Mangualde, foi a que arrecadou mais prémios, tendo sido a única da região a receber distinções de ouro. Segundo a listagem disponibilizada pela organização dos “Óscares do Queijo”, para Mangualde foram seis distinções.
Os requeijões de ovelha e cabra foram distinguidos com a “medalha” de Ouro, já o requeijão Vale da Estrela DOP com Bronze.
O Queijo Serra da Estrela Velho DOP arrecadou a distinção “Prata” e o Queijo Serra da Estrela DOP e maturado DOP “Bronze”.
A Queijaria Flor da Beira, em Carregal do Sal, foi distinguida com duas medalhas de bronze, na categoria queijo de ovelha amanteigado.
Já no concelho de Penalva do Castelo, foram distinguidas duas queijarias. Com a medalha de Prata o queijo de ovelha amanteigado da Queijaria de Germil e com a medalha de Bronze o da Queijaria Casa da Ínsua.