No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Os Bombeiros Voluntários de Tondela assinalaram os 101 anos com queixas sobre a falta de financiamento. Ainda assim, os seus responsáveis enalteceram o papel dos operacionais como um “verdadeiro pilar da Proteção Civil” em alturas de grande sobressalto.
Na cerimónia solene que decorreu no último sábado (9 de novembro) – e que ia decorrer a 16 de setembro, mas foi adiada devido aos incêndios –, o presidente da Associação Humanitária, António Mano, disse que os problemas enfrentados pelas corporações voluntárias se agudizaram nos últimos anos e lamentou o escasso financiamento.
Mas, apesar dos prejuízos constantes, o dirigente defendeu que, quando o sistema colapsa, os bombeiros são “o verdadeiro pilar da proteção civil”, como ficou provado na recente greve às horas extraordinárias dos trabalhadores do INEM.
Ainda na sua intervenção, António Mano anunciou a compra de veículos e equipamento de proteção individual no valor superior a 270 mil euros, num investimento que contou com o apoio de várias instituições, incluindo a Câmara de Tondela.
A presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, destacou o trabalho dos operacionais e saudou a união entre a direção e o corpo ativo da instituição. “Os bombeiros podem precisar do município, mas seguramente que o município e todos nós precisamos muito mais”, defendeu a autarca, que lembrou os apoios concedidos todos os anos pela Câmara com verbas de mais de 100 mil euros e os benefícios sociais.
Já o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões, Miguel Ângelo David, agradeceu a dedicação da corporação e dos operacionais ao servirem a comunidade.
O comandante enalteceu ainda o gesto da associação humanitária nos incêndios de setembro que, além de ter adiado a sessão solene do aniversário para ajudar no combate aos fogos, doou a alimentação da festa aos corpos de bombeiros que lutavam contra as chamas nos concelhos vizinhos.
A cerimónia dos Bombeiros de Tondela contou com a presença de largas dezenas de pessoas. No terceiro trimestre deste ano, a corporação registou 1.663 ocorrências (a maioria são situações de transporte de doentes não urgentes – 718 – e emergências médicas – 564) e percorreu 111.150 quilómetros.
“Comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior, destacamos um aumento dos acidentes rodoviários e um significativo aumento dos incêndios rurais”, sublinham os Bombeiros Voluntários de Tondela.