A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
O projeto Radar Social, que identifica casos de pobreza e exclusão social, já chegou a Mortágua. A iniciativa arrancou este mês no concelho.
A Câmara sublinha que o projeto pretende “georreferenciar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, risco de pobreza e exclusão social, e georreferenciar recursos e respostas adequadas a cada situação, trabalhando em articulação, cooperação e complementaridade com a rede social concelhia”.
O Radar Social é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e vai ter uma duração de 27 meses, contando com dois técnicos que vão percorrer o território.
Nos primeiros três meses do projeto, vai ser feito o diagnóstico social e preparado os planos de ação e de desenvolvimento social.
Na segunda fase com a duração de 24 meses, o plano de ação será colocado em prática com a implementação de um sistema de georreferenciação social que identifique, pessoas, famílias e grupos em situações de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão social.
O Radar Social de Mortágua pretende ser uma ferramenta para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre a realidade social do concelho e para o planeamento de recursos e ações que respondam ao diagnóstico e aos desafios identificados pela equipa do projeto, explica a Câmara.
O Radar Social já chegou recentemente aos concelhos de Moimenta da Beira, Tabuaço e Armamar. Também entre os municípios que vão receber o projeto está São Pedro do Sul, que viu aprovada a candidatura.