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Rally de Portugal com impacto económico de 183,3 milhões de euros

Prova regressa ao concelho de Mortágua no dia 16 de maio. São quatro dias de competição

 Rally de Portugal com impacto económico de 183,3 milhões de euros
24.02.25
Jornal do Centro
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 Rally de Portugal com impacto económico de 183,3 milhões de euros
24.02.25
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 Rally de Portugal com impacto económico de 183,3 milhões de euros

O Rally de Portugal teve em 2024 um impacto económico estimado de 183,3 milhões de euros, um aumento de 11,29 por cento (mais 18,6 milhões de euros) em relação a 2023, revelou em comunicado o Automóvel Clube de Portugal (ACP), que organiza a competição. Este ano e à semelhança das edições anteriores, Mortágua volta a acolher a prova no seu segundo dia, a 16 de maio. Este ano, o Rally de Portugal vai decorrer entre os dias 15 e 18 de maio.

Segundo o ACP, o Rally de Portugal gerou 93,67 milhões de euros em “despesa direta por parte dos adeptos, equipas e organização nas regiões”. Desse valor, 36 por cento foram provenientes de visitantes estrangeiros, dos quais 25 por cento visitaram pela primeira vez o país. Os números constam num estudo da Universidade do Algarve sobre a última edição da prova-rainha do automobilismo nacional, no ano passado.

Nos quatro dias da competição de 2024 (9 a 12 de maio), o rali gerou uma receita fiscal de 22,6 milhões de euros para o Estado (13,6 milhões do IVA e 9 milhões do ISP, o imposto sobre os produtos petrolíferos). A receita fiscal representou 24,1 por cento do impacto económico direto do Rally de Portugal.

A prova também atraiu cerca de 1,2 milhões de espetadores. A estadia média – que rondou as 2,9 noites – superou os valores habituais das regiões Norte (1,9 noites) e Centro (1,8 noites), “contribuindo para a redução da sazonalidade do turismo e o prolongamento do impacto económico para além dos dias do evento”, refere o ACP.

Quanto à cobertura mediática, o alcance do Rally foi “expressivo”. O tempo total de transmissão televisiva foi de 873 horas e 15 minutos. Noventa por cento desse tempo foi reservado a transmissões em direto para mais de 100 países, o que “consolidou a posição entre os eventos mais relevantes do calendário desportivo mundial”, acrescenta o Automóvel Clube de Portugal.

Japão, Finlândia, Espanha, Itália, Reino Unido e Indonésia foram os países estrangeiros com maior contacto ao Rally. Mas, além desses, juntam-se novos mercados emergentes como Turquia, Taiwan e Chile. A exposição mediática foi avaliada em 89,6 milhões de euros.

Segundo o estudo da Universidade do Algarve, a maioria dos turistas que estiveram no Rally de Portugal mostrou-se satisfeita com o país. Por isso, a perceção da imagem “foi amplamente positiva”, com 94,8% dos visitantes nacionais e 96,9% dos visitantes estrangeiros a classificarem o destino como “bom” ou “muito bom”.

O destino foi classificado como “bonito, verde, acolhedor, com destaque para a sua natureza e gastronomia”. “No que respeita à organização do rally, as palavras mais referidas foram espetacular, organizado, adrenalina, emoção e convívio. A maioria, cerca de 66%, manifestou intenção de regressar no inverno”, acrescenta o ACP.

A organização do Rally de Portugal salienta que, no ano passado, a prova “voltou a afirmar-se como um pilar estratégico da economia e do turismo nacional, impulsionando a projeção internacional e a coesão territorial” e “demonstrou um impacto transformador, conjugando desenvolvimento económico, valorização mediática e reforço da identidade territorial”.

Este ano, o Rally de Portugal vai decorrer entre os dias 15 e 18 de maio.

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