O Constálica Rallye vai arrancar este ano no Rossio, em Viseu. A competição regressa à estrada nos dias 2 e 3 de setembro.
Viseu acolhe pelo segundo ano consecutivo o rali, depois de o ter recebido pela primeira vez no ano passado. A organização espera que a prova, que vai agora na décima edição, mantenha “os índices de espetacularidade dos anos anteriores”.
Os motores vão começar a fazer-se ouvir na cerimónia de partida que vai ter lugar na Praça da República, no centro de Viseu, antecipando assim a super-especial noturna de Vouzela. A chegada do rali acontecerá também em Viseu, na Feira de São Mateus.
A apresentação decorreu no Parque da Liberdade, em Vouzela. Na sessão, o presidente da Câmara local, Rui Ladeira, sublinhou o envolvimento das autarquias na preparação da prova com o promotor Promolafões, com o clube organizador Gondomar Automóvel Sport e com os parceiros da organização.
“Este é um evento de referência que cumpre a sustentabilidade, até porque fomos o primeiro concelho do país a receber o selo da sustentabilidade do turismo da Biosphere, uma marca da eficiência, dos recursos e da descarbonização”, disse o autarca.
Já Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, manifestou a satisfação por “juntar mais uma modalidade que tem pergaminhos no nosso município e, em particular, na Feira de São Mateus, certame que está ligado ao desporto automóvel com mais de 80 anos”.
Também esteve presente o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, que sublinhou que a atratividade dos territórios “passa também pela promoção de um bom produto turístico, que ofereça condições a quem que possa vir e ficar”.
O Constálica Rallye Vouzela e Viseu vai contar para vários campeonatos, entre eles o Campeonato de Portugal GT de Ralis, o Campeonato Promo Ralis, o FPAK Junior Team, o Campeonato Start Centro Ralis e o Campeonato Promo Centro Ralis. O rali já é disputado há nove anos, tendo realizado a primeira edição em 2014.
Rallye Constálica: e os vencedores foram também… Vouzela e Viseu, o rali teve como vencedores Adruzílio Lopes, Bernardo Sousa, Vítor Pascoal, Luís Mota, Filipe Nogueira e Gonçalo Henriques. No pódio estiveram também os pilotos de Viseu, Hugo Lopes e David Brites.