No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Ajudar crianças e jovens com cancro é o grande objetivo da recolha de donativos que arrancou esta quinta-feira (5 de dezembro). A campanha visa ajuda a Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e decorre até 6 de janeiro.
A campanha decorre nas redes sociais e nos centros comerciais, através de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), com o apoio dos seus associados.
Há 30 anos que a Acreditar ajuda estas crianças e jovens, bem como as suas famílias, através de acompanhando e prestando apoio em todas as fases da doença.
Segundo dados da associação, já foram apoiadas mais de 15 mil famílias, através de “apoio social (financeiro, alimentar e material); apoio escolar; bolsas de estudo; apoio psicológico e jurídico, entre outro tipo de ajuda”.
Para apoiar crianças e jovens que têm de sair das suas localidades para realizarem tratamentos no Porto, Coimbra ou Lisboa, a associação criou as Casas Acreditar que acolhem as famílias.
“As casas, localizadas nestas três cidades, permitem que muitas famílias não estejam sujeitas a longas e constantes deslocações e evita que fiquem alojadas em condições precárias”, explicou.
Os donativos podem ser feitos por qualquer cidadão, associados da APCC ou outras entidades. As informações podem ser consultadas na página da internet da Acreditar.
A diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, sublinha a solidariedade de quem contribuiu. “Com a extraordinária força com que chegam aos cidadãos através das dezenas de centros comerciais associadas, este Natal a APCC leva mais longe a voz das crianças com cancro. Em total sintonia com os valores que nos guiam de empatia, sentido de comunidade e esperança, esta parceria enche-nos de entusiasmo. O empenho de tantas entidades nesta iniciativa solidária assegura-nos que só uma sociedade civil mobilizada permite que ninguém vá sozinho quando o cancro se mete no caminho”, disse.
Já a diretora-executiva da APCC, Carla Pinto, refere que “a Acreditar desenvolve um trabalho muito meritório, que faz toda a diferença na vida de muitas famílias, e mobilizar os associados em torno desta causa é algo que consideramos extremamente relevante”.
“Os centros comerciais são muito mais do que meros locais de compras, existem para servir as pessoas, as comunidades em que estão inseridos e são motores do desenvolvimento económico e social a nível local, regional e nacional. São o coração de muitas comunidades, recebem mais de 550 milhões de visitas por ano e são, por isso, ótimos locais para sensibilizar as pessoas para as causas sociais. Acreditamos que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Acreditar irá estender-se aos nossos associados e aos muitos portugueses que, diariamente, visitam os centros comerciais de todo o país, porque cada contributo é essencial e pode garantir uma ajuda de que tanto precisam as crianças e famílias apoiadas por esta Associação”, disse.