A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
A população de Penalva do Castelo entregou, nos últimos dois anos, mais de 11 mil quilos de resíduos têxteis aos contentores espalhados pelo concelho, o equivalente a 11 toneladas. O balanço foi divulgado esta segunda-feira (31 de março) pela Câmara, que mantém uma parceria com a empresa H Sarah Trading desde 2013.
Ao todo, em 2023 e 2024, foram recolhidos 11.025 quilos de resíduos têxteis. Do total, 5.565 quilos foram reutilizados, 2.780 quilos encaminhados para a reciclagem e 2.680 quilos tiveram como destino a destruição.
“Esta recolha permitiu que fossem desviados de aterro 8,34 toneladas de têxteis e as emissões de CO2 reduzidas em mais de 30 toneladas”, acrescenta a nota da Câmara de Penalva do Castelo.
O concelho conta com 13 equipamentos, distribuídos por diversas freguesias, para recolha de roupa, calçado e brinquedos que, dependendo do estado de conservação, poderão ser reutilizados, reciclados ou destruídos.
“A parceria estabelecida permite também colmatar as necessidades de bens que vão sendo identificadas na Loja Social de Penalva do Castelo, contribuindo, dessa forma, para a redução e reutilização de materiais”, conclui a autarquia.