crianças mão dada foto genérica
joão azevedo lordosa viseu a24
PM Luís Montenegro inaugura investimentos no concelho de Castro Daire
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25
joão azevedo lordosa viseu a24
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
Home » Notícias » Diário » Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar

Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar

Relatório “Estado da Educação 2023” aponta liderança da Região Centro em categorias como a pré-escolarização e a formação de profissionais

 Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar - Jornal do Centro
09.01.25
Jornal do Centro
partilhar
 Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar - Jornal do Centro
09.01.25
pub
 Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar - Jornal do Centro

A região do Centro alcançou a maior taxa de pré-escolarização do país, com 99,9% das crianças entre os 3 e os 5 anos a frequentar este nível de ensino. Os dados são do mais recente relatório “Estado da Educação 2023”, da Direção-Geral de Estatísticas e Ciência (DGEEC), que apresentou os números relativos ao ano letivo de 2022/2023.

O Jornal do Centro analisou o papel da Região Centro no panorama educativo de Portugal. A análise inclui dados sobre a distribuição de docentes, taxas de pré-escolarização, formação contínua, mobilidade e investimento.

A região do Centro alcançou a maior taxa de ensino pré-escolar do país, com 99,9% das crianças entre os 3 e os 5 anos a frequentar este nível de ensino. A média nacional foi de 94,1%. Este número acaba por refletir uma maior adesão da população regional às políticas de universalização do ensino pré-escolar​. Apenas a Península de Setúbal apresenta valores inferiores a 90%, com 83,1 por cento. 

Portugal contou com 207 385 docentes no ano letivo de 2022/2023. A Região Centro reuniu 16% deste total (33 558), o que equivale ao terceiro maior volume nacional, atrás do Norte (33%) e Grande Lisboa (22%). No ensino pré-escolar e básico, a região registou uma proporção consistente com a sua população, com 84% dos docentes no sistema público. O setor público continua a evidenciar uma população docente com mais idade, sendo o Centro, a nível de ensino pré-escolar, a região com a média etária mais elevada (57 anos).

A Região Centro realizou 683 (17,4%) ações de formação contínua para docentes em 2022/2023. Apesar da disparidade, este número coloca a região entre as três com maior participação, atrás da Grande Lisboa (1 332) e da região do Norte (1 108). As ações tiveram como objetivo qualificar e atualizar os profissionais da educação.

A mobilidade no ensino e formação profissional registou 5 334 participantes na região do Centro, o maior valor entre todas as regiões, “provavelmente denotando a presença de maior número de instituições vocacionadas para a formação profissional” na região. O relatório também aponta um aumento de 18% (de 4919 para 5805) nas inscrições em cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), destinados a cidadãos migrantes, cursos que têm como objetivo a integração educacional na região​.

As regiões da Grande Lisboa, Norte e Centro são as que agregam mais estudantes estrangeiros nos ensinos básico e secundário, com 47 098 (16,6%), 30 009 (7,3%) e 19 142 (10,4%), respetivamente. Apesar de serem as três regiões com mais alunos estrangeiros, os números são proporcionais à população. Só na região do Algarve é que um quinto dos alunos são estrangeiros (19,5%).

Os dados mostram a importância da Região Centro no sistema educativo nacional, com destaque para a contribuição em áreas chave como a educação pré-escolar, formação docente e integração de populações migrantes.

pub
 Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Região Centro faz o pleno no ensino pré-escolar - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar