Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
A Câmara de Resende organiza no mês de junho o Festival da Cereja, cujas inscrições já estão abertas. Segundo a autarquia, as candidaturas devem ser entregues até 21 de maio.
Os produtores deverão inscrever-se na Secção de Atendimento ao Munícipe, na Câmara Municipal ou no Gabinete de Desenvolvimento Rural, no Fórum Municipal. A ficha de inscrição está disponível no site da Câmara.
O evento vai decorrer nos fins de semana de 1 e 2 e de 8 e 9 de junho e no feriado de 10 de junho, Dia de Portugal. Nesta mostra, os visitantes terão a oportunidade de adquirir o fruto típico de Resende, diretamente do produtor.
“Como já é habitual, o certame conta com outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces), artesanato local e Cavacas de Resende, bem como animação de rua e animação infantil para os mais pequenos, com diversas atividades e muita diversão”, anunciou a Câmara, que organiza o Festival da Cereja.
Um dos destaques é a “Marcha das Cerejas” que vai percorrer as ruas de Resende no dia 2 de junho, a partir das 15h00, com carros alegóricos e a participação de cerca de 500 participantes que vão representar as 11 freguesias do concelho.
Entretanto, a cereja de Resende já se encontra no mercado. O produto é visto como um cartão de visita do concelho até meados de julho.
A Câmara destaca a riqueza e grande valor nutricional da sua cereja, que é a primeira a surgir em toda a Europa. O fruto é caraterizado “pela sua epiderme vermelha bem pronunciada e pelo seu sabor doce e crocante, conferido pelo microclima e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio Douro”, refere a autarquia.