A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A pintura mural no teto da capela da Casa dos Arcos, em Santa Comba Dão, está restaurada. Os trabalhos foram concluídos e revelam “uma das intervenções mais complexas da conservação e restauro dos bens históricos e artísticos deste edifício” do século XVII, promovida pela Câmara Municipal.
Com imagens de evangelistas e anjos a enquadrar a cena da Assunção de Nossa Senhora, a pintura do teto apresentava sinais de degradação e falta de leitura que foram corrigidos por técnicos especializados no restauro durante os trabalhos que Capela de Santa Comba Dão alvo de trabalhos de restauro e limpeza.
Segundo a Câmara, os trabalhos incluíram intervenções ao nível da limpeza, consolidação, fixação, preenchimento e respetivos nivelamentos bem como a desinfestação de estruturas.
“Nesta fase foram igualmente colocados dois nichos, após tratamento do fundo do camarim e da respetiva estrutura retabular, sendo que as imagens a integrar estas áreas encontram-se, de momento, a ser intervencionadas”, acrescenta uma nota da autarquia de Santa Comba Dão.
O especialista Pedro Silva destacou o resultado final, que revela “pormenores escondidos pela degradação dos materiais e pela passagem do tempo”.
A autarquia de Santa Comba Dão realça também que os trabalhos visaram “a salvaguarda do conteúdo histórico e iconográfico da talha dourada e policromada, dos elementos arquitetónicos e decorativos, bem como da sua função litúrgica”.
A conservação e restauro da capela da Casa dos Arcos enquadra-se num projeto que inclui também a conclusão da refuncionalização do piso térreo da mesma casa, que irá receber brevemente o novo Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão.