“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
Atividades de carácter militar, religioso, cultural e desportivo vão marcar mais um aniversário do Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu. A data é assinalada a 19 de março, mas as celebrações arrancam no dia 11 e só terminam a 5 de abril.
Segundo o RI14, este ano, as iniciativas têm uma “forte ligação e abertura à sociedade civil”. Assim, para 11 de março está agendado um concerto no Teatro Viriato, com a atuação da Orquestra Ligeira do Exército, e que conta com uma artista local convidada.
De 14 a 17 de março, o Rossio, em frente à Câmara Municipal, decorre uma exposição de meios militares e, a 16 de março, a corrida dos Viriatos, uma iniciativa que tem um carácter solidário.
A 19 de março, dia do aniversário do RI14, decorre uma celebração eucarística na Igreja dos Terceiros. Já no dia 25 de março, o regimento organiza uma dádiva de sangue para o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Para 28 de março está agendada a cerimónia militar, que começa com a alvorada festiva na cidade, seguida de uma homenagem a Viriato. As festividades terminam a 5 de abril, com um torneio de golfe do RI14.
O Dia do RI14 está associado, recorda o regimento, “ao feito de armas ocorrido durante a Grande Guerra, na Flandres, em 19 de março de 1918”. Naquele dia, uma companhia deste regimento, comandada pelo Capitão Vale de Andrade, “assaltou de forma destemida e corajosa as trincheiras alemãs, fazendo prisioneiros e capturando material”.