Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Castro Daire está entre os finalistas dos prémios GD Story Awards, que distinguem os melhores destinos sustentáveis do mundo. O concelho foi escolhido pela Green Destinations por causa da Última Rota da Transumância, estando entre as seis finalistas da categoria de Cultura e Tradição.
O resultado final será conhecido na próxima edição da convenção turística ITB Berlin 2024, que decorrerá de 5 a 7 de março do próximo ano.
A Câmara de Castro Daire diz que viu este reconhecimento “com grande satisfação” e que este destaca “não apenas a importância cultural e tradicional” da história da Última Rota da Transumância, como “o impacto positivo que ela teve e tem no desenvolvimento sustentável da região”.
“A narrativa cativante e inspiradora de Castro Daire enaltece a significativa contribuição para a preservação de tradições valiosas e a promoção da sustentabilidade em comunidades locais”, acrescenta o município em comunicado.
A Câmara refere que a nomeação para os GD Story Awards reforça o compromisso de aposta na “excelência em práticas sustentáveis” e a importância de preservar e promover as tradições culturais que formam a base do património regional.
Castro Daire já tinha sido selecionado como um dos sete territórios portugueses entre os 100 que da Green Destinations Top Stories 2023, tendo como base a Última Rota da Transumância.
Todos os anos, esta iniciativa recria exatamente a tradição ancestral que fazia deslocar rebanhos e pastores desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro.