Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
O percurso Trilho dos Penedos da Fonte Santa, em Moimenta da Beira, é uma pequena rota circular que tem como ponto de partida e chegada o Penedo da Fonte Santa no sentido contrário aos ponteiros do relógio, com aproximadamente 10,5 Km de distância, com um grau de dificuldade médio.
A rota é inteiramente feita em território da União de Freguesias de Perâ Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz, numa zona de altitudes compreendidas entre 817 e 936 metros.
Pêra Velha tirou o seu nome das pedras monumentais em que nasceu. Os seus primeiros habitantes perdem-se na obscuridade do neolítico, vindos certamente da Europa, talvez da primeira migração de Celtas. Por ali ficaram e, as grutas naturais sob as rochas, foram a sua primeira habitação. Os troços dos rios Paiva e Varosa que serpenteiam o planalto, tornou-o fértil e por conseguinte um lugar de eleição para o homem neolítico. Vieram os romanos e romanizaram o vale, mas lá em cima, os homens da têmpera dos Lusitanos defenderam o seu território.
Este percurso, merece ser percorrido pela diversidade de ambientes que apresenta, dando a conhecer a zona rochosa do planalto da Nave, que é considerada um dos espaços naturais mais surpreendentes do Concelho de Moimenta da Beira, onde existe uma fauna e flora única e um extraordinário património geológico.
Ponto de partida/ Chegada: Penedo da Fonte Santa
Tipo de percurso: Pequena rota, circular, marcada nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Duração: 3/4 horas
Distância: 10,5 km
Cota máxima/mínima: 817m / 936m
Desníveis acumulados: 119 m
Grau de dificuldade: Médio
Época aconselhada: Todo o ano. Atenção ao calor no verão e, no inverno, ao piso escorregadio e à queda de neve.