241023153300e3a67f3d72b7cc0a9b833658ab700155b7da1d02
francisco luis festival primavera viseu
20250413_BINAURAL 0
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…

14.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

14.04.25

Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…

11.04.25
cristiano costa cds são pedro do sul
carregal_do_sal_camara_2
psd_0
Home » Notícias » Diário » Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo

Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo

pub
 Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo - Jornal do Centro
17.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo - Jornal do Centro
17.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo - Jornal do Centro

A Câmara de Tondela aprovou esta semana um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia do Guardão que prevê a criação do Museu da Estância Sanatorial do Caramulo e do Centro Interpretativo no antigo posto de turismo local.

A inauguração pode acontecer já este ano, numa altura em que se comemora o 100.º aniversário da abertura do antigo sanatório. O investimento ronda os cerca de 400 mil euros no total.

A Câmara aprovou um reforço do investimento que vai rondar os 180 mil euros. Em comunicado, a Câmara de Tondela explica que a Junta de Freguesia do Guardão fez uma candidatura à ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, tendo obtido um apoio de 115 mil euros.

O objetivo passa por reconverter o antigo posto de turismo do Caramulo “num projeto museológico e centro interpretativo da Estância Sanatorial”.

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, recorda que a antiga estância “tem um grande valor histórico, especialmente no âmbito da história da medicina e da saúde”. “Teve um longo período de funcionamento, até final dos anos 70 do século passado, memória esta que devemos preservar orgulhosamente”, justifica.

O autarca diz que quer inaugurar o novo espaço ainda este ano, uma vez que se celebra o centenário da criação do histórico sanatório.

“O nosso propósito é que tudo seja feito para que este ano fique concluída a obra do edifício histórico do antigo posto de turismo para que se instale e funcione neste espaço o Museu da Estância Sanatorial do Caramulo e Centro Interpretativo, na Serra do Caramulo”, afirma José António Jesus.

“Este museu procura reconstruir o espaço físico, social, científico, a investigação, desde os primórdios do surgimento da estância sanatorial, há um século, até ao seu apogeu. Será como que uma porta de entrada de acolhimento”, considerou o presidente.

José António Jesus explica que o espaço museológico e centro interpretativo são como que “uma visita de enquadramento àquilo que é possível encontrar na estância sanatorial” do Caramulo.

O projeto museológico, desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, e outras entidades, como, por exemplo, o Centro de Interpretação da Serra do Caramulo, “é um elemento estrutural que reforça muito a estratégia turística de atração e de capacitação do território”.

“O objetivo nuclear é capacitar e potenciar aquilo que são os ativos locais e nós queremos posicionar o Caramulo como um espaço privilegiado no âmbito do turismo tanto da saúde, da natureza e da aventura, mas necessariamente também centrado nos espaços mais emblemáticos da Serra do Caramulo, que passa muito por esta dimensão cultural”, defende o presidente da Câmara.

Uma dimensão que José António Jesus entende “já hoje ser muito forte, nomeadamente com os projetos de iniciativa privada existentes, mas será enriquecido” com mais este museu e outros que se avizinham.

“O município pretende criar uma rede de museus no concelho e, em particular, no Caramulo. Alguns de iniciativa privada, que estão em desenvolvimento, e recentemente ocorreram obras quer no museu de arte, quer no automóvel, propriedade e geridos da Fundação Abel Lacerda, mas também com estes investimentos do poder local”, diz.

José António Jesus refere ainda que o projeto de requalificação do antigo posto de turismo, para espaço museológico, vai agora a concurso, e “depois tudo dependerá da disponibilidade da empresa que ganhar” para a concretização da obra.

A obra vai inserir-se na rede de museus do concelho de Tondela.

pub
 Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Sanatórios do Caramulo com direito a Museu e Centro Interpretativo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar