Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Pelo menos 380 atletas de Downhill são esperados entre esta sexta-feira, 4 de abril e domingo, 6 de abril no Bike Park Monte de São Marcos, em Santiago de Besteiros, Tondela. O recinto desportivo vai receber uma das maiores provas de Downhill a nível internacional. A iXS Downhill Cup – European Cup/Continental Series integra o calendário internacional de competições de Downhill. Pela primeira vez a prova vai decorrer em Portugal.
“Abraçar este desafio partiu muito da ideia de atrair investimento para a região. Contribuir para ajudar o mercado local, mercearias, alojamento, restauração. Isto tem um impacto tremendo e já estamos a sentir isso”, refere ao Jornal do Centro o presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, Júlio Pacheco.
O autarca acrescenta que está a perceber o real impacto na economia do território. “Estamos constantemente a falar com pessoas que têm unidades de turismo local, tal como hotéis, e percebemos que a lotação está esgotada. O que é fantástico. Estes atletas vêm competir e, também, contribuir de forma significativa para a economia local e para os pequenos negócios”, assinala Júlio Pacheco.
São esperados os melhores atletas do mundo num percurso que promete descidas e saltos desafiantes. Portugal entra, desta forma, no circuito internacional. Por isso, o Downhill conquista um novo destino para os adeptos desta modalidade. “Falamos de atletas vindos, por exemplo, da Croácia, Irlanda, Polónia, Itália, França, Alemanha, Áustria, África do Sul. Há cerca de trinta nacionalidades representadas nesta competição”, enumera o presidente da Junta de Santiago de Besteiros. A iXS Downhill Cup – European Cup/Continental Series contará também com 65 atletas portugueses. Tiago Ladeira é um dos confirmados e representa a região de Viseu na competição.
A prova que foi organizada entre Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros e Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santiago de Besteiros, com o apoio de diversas entidades locais, nacionais e internacionais, preparou o Bike Park Monte de São Marcos com curvas apertas e obstáculos naturais que, confiam, vá criar mais emoção.
“Enquanto Junta de Freguesia quisemos, sobretudo, criar uma infraestrutura desportiva, que permite a estes atletas praticar a modalidade, quer em treinos, quer em competições. A cereja no topo do bolo acaba por ser a organização deste campeonato da Europa e campeonato internacional. É uma forma de mostrarmos a todos os atletas internacionais o que fizemos no Bike Park Monte de São Marcos”, frisa Júlio Pacheco.
O autarca revela que esta prova representa também um “convite para que regressem, para que venham constantemente para o nosso país, com as condições que o recinto tem atualmente”. O Bike Park Monte de São Marcos, que é, aos dias de hoje, diz o presidente da Junta de Santiago de Besteiros, “um marco do país”, tem uma pista de 1700 metros, num terreno que, ao todo, 300 hectares. “Os atletas dos países nórdicos têm agora as pistas cheias de neve. Precisam de sítios para treinar e podem olhar para Portugal como um espaço fantástico para virem e investir no nosso território”, reforça.
Este é, por isso, um fim de semana em que Santiago de Besteiros vai rimar com downhill. Em três dias vão ali decorrer treinos oficiais, qualificação e a final. Acrescido à competição principal, vão decorrer atividades paralelas para o público que terá ao dispor zona de restauração e bares.
Os organizadores escrevem em comunicado que realizar a IXS Downhill Cup em Santiago de Besteiros representa “um marco histórico para o desporto na nossa região e para Portugal”.
O presidente de Santiago de Besteiros recorda que, em 2024, foi organizada ali uma prova da categoria C2. “Este ano subimos duas categorias e isso faz com que, hoje, este parque seja uma referência”, sublinha.
Para quem quiser ir assistir à prova, há alternativas pensadas. “Temos limitação no que diz respeito ao estacionamento. O que as pessoas podem fazer é estacionar em qualquer ponto da zona industrial ou da freguesia e há cinco paragens de autocarro onde as nossas carrinhas, de dez em dez minutos, vão transportar as pessoas para o evento e regressam novamente”, esclarece o autarca. A prova começa esta sexta-feira, 4 de abril e termina no domingo, 6 de abril. As finais deverão decorrer às seis da tarde de domingo.