Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Circo de Natal instalado na Escola Básica de Santiago
A Aldeia de Santiago acolhe, de 15 de dezembro a 5 de janeiro, a segunda edição da Aldeia Natal de Santiago. A iniciativa, de entrada livre, inclui espetáculos de música e dança aos fins de semana e feriados, momentos de animação, oficinas temáticas e atividades interativas. A abertura oficial está marcada para este domingo, 15 de dezembro, às 15h00, com a atuação de um coro de crianças da Escola Básica de Santiago.
Organizada pela Associação Cultural Social e Recreativa de Santiago, em colaboração com a Associação de Pais da Escola Básica de Santiago e a Comissão de Igreja de Santiago, a Aldeia Natal tem como objetivo unir a comunidade e promover as tradições locais. Segundo Dona Olinda, da Associação Recreativa, “este projeto serve para mobilizar as pessoas, motivar e partilhar com os visitantes as vivências da nossa comunidade”.
A programação conta com iluminações de Natal, concertos, mercadinhos, presépios, fogueiras, mesas de Natal como antigamente e tasquinhas. A escola da aldeia é um dos principais parceiros do evento, com o Circo de Natal já instalado no seu interior. Frederico, da Associação de Pais, explica: “Também é no Circo de Natal que depois acontecem todas as atividades da última semana de aulas”.
Para além disso, a colaboração com a escola reforça a ligação da comunidade ao evento. “A escola associa-se ao evento porque acaba por ser um veículo, traz muita gente para esta comunidade, embora seja uma comunidade transitória, mas não deixa de ter afinidade com a localidade”, sublinha Frederico.
As atividades incluem jogos tradicionais, workshops dinamizados por pais, teatro para crianças, concertos, uma noite de fados e espetáculos como os Duendes Trapalhões e uma apresentação inspirada no Cirque du Soleil. No dia 22 de dezembro, está prevista a chegada do Pai Natal.
Frederico destaca ainda o impacto do evento na convivência entre os membros da comunidade: “A nossa principal finalidade é integrar as pessoas. Por outro lado, é abrir a escola à comunidade, trazer os pais à escola, fazer os pais conviverem uns com os outros, conhecerem aquilo que são os pares das crianças, neste caso com os pais dos pares, e criar-se um sentimento de ligação em relação à escola”.
Dona Olinda reforça que a Aldeia Natal é uma oportunidade para “partilhar com todos a vivência do Natal, o saber, os sabores, as tradições, os doces, o pão que antigamente se cozia no forno”. Olinda aponta ainda a importância do envolvimento das crianças no evento: “Com a escola há o envolvimento de crianças. Elas também precisam de estar inseridas na comunidade socialmente, saber como é que era antigamente”.
No ano passado, a primeira edição do evento foi um sucesso, e a organização espera receber ainda mais visitantes este ano. “A nossa finalidade é principalmente criar um ambiente positivo e cultural, acolher e celebrar o Natal dentro das nossas tradições, e também acho que fortalece o senso da comunidade”, conclui Dona Olinda.
A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e um momento de confraternização com comes e bebes. Para a Associação de Pais e a Associação Recreativa, a Aldeia Natal de Santiago é um projeto que pretende celebrar o espírito natalício, reforçar laços comunitários e proporcionar momentos de partilha e convívio para todas as idades.