O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
O tempo médio de espera no Hospital CUF Viseu estava de duas horas e três minutos para os adultos e 13 minutos na pediatria, no atendimento permanente, anunciou esta unidade de saúde. Numa ronda pelos tempos de espera nos hospitais privados, o grupo revelou alguns constrangimentos no atendimento permanente e atendimento médico não programado.
Em Viseu, no Hospital São Teotónio (público), o tempo de espera para doentes urgentes era de quatro horas.
Dados compilados pela agência Lusa sobre os hospitais privados indicam que no Hospital da Luz Lisboa o tempo de espera para um doente adulto era de três horas, enquanto no serviço de pediatria era de duas horas e 48 minutos.
Os utentes do Hospital da Luz começaram na tarde de hoje a receber uma mensagem de texto para telefonarem primeiro antes de se deslocarem às urgências.
No Hospital da Luz Arrábida, no Porto, o tempo de espera para um adulto era de 28 minutos e para o serviço de pediatria era de duas horas e 34 minutos.
O Hospital da Luz Aveiro estava com um tempo médio de espera para adultos de uma hora e 16 minutos.
O Hospital Lusíadas Porto apresentava um tempo de espera de uma hora e 50 minutos para casos pouco urgentes e 39 minutos para urgentes. A pediatria estava com um tempo de espera de uma hora e quatro minutos para casos pouco urgentes e 26 minutos para urgentes.
Na região de Lisboa, o Hospital CUF Descobertas indicava ao final da tarde hoje um tempo médio de espera de três horas e seis muitos para os adultos e 50 minutos na pediatria, em atendimento permanente.
Também na mesma modalidade atendimento o Hospital CUF Sintra assinalava quatro horas e 58 minutos para adultos e uma hora e um minuto na pediatria.
O Hospital CUF Tejo indicava um tempo de espera de quatro horas e 24 minutos para adultos no atendimento permanente e zero minutos na pediatria no atendimento médico não programado.
O Hospital CUF Cascais está com um tempo de espera de quatro horas e cinco minutos para adultos e 16 minutos na pediatria, no atendimento permanente.
O Hospital CUF Almada estava com esperas de duas horas e dois minutos no serviço de pediatria em atendimento não programado.
O Hospital CUF Santarém apresentava um tempo médio de espera de quatro horas e 48 minutos para adultos, em atendimento médico não programado.
O Hospital CUF Porto estava com tempos de espera de uma hora e dois minutos para adultos e 24 minutos na pediatria em atendimento permanente.
Também o Hospital CUF Torres Vedras contava com tempos de espera acima da uma hora, no atendimento permanente, com uma hora e 59 para os adultos e uma hora e 16 minutos na pediatria.
No Serviço Nacional de Saúde (SNS), na semana passada, os tempos médios chegaram a atingir as 18 horas.
O Ministério da Saúde aconselha que, em caso de situação de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, “contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados em outros pontos do SNS”.