No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O delegado de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões disse esta sexta-feira (16 de agosto) que estão desaconselhadas atividades lúdicas no rio Dão em Tondela, por precaução, devido a uma alga que pode ser tóxica.
“Ali, naquela zona do concelho de Tondela, foi detetada a existência de algas produtoras de cianobactérias que podem provocar algum tipo de reação, normalmente alérgica e cutânea pelo contacto com a água”, disse Pedro Morais.
Segundo esclareceu o delegado da Saúde Pública da ULS Viseu Dão Lafões, estas algas, “pelas características que têm e em determinadas condições de proliferação e calor, podem ter algum tipo de toxidade”.
Já esta semana a Câmara de Tondela tinha encaminhado um comunicado da Saúde Pública que desaconselhava “quaisquer atividades lúdicas aquáticas e banhos” na zona de Ferreirós do Dão. Hoje, foi revelado que essas práticas estão “também interditas na praia fluvial de Sangemil”, em Lajeosa do Dão.
Pedro Morais disse ainda que “há outras amostras noutras zonas do rio” Dão, que já foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, mas, “para já, a zona do concelho de Tondela é a afetada pela presença” destas algas.
O delegado assumiu que, “pelo princípio da precaução, quando há sinais muito sugestivos destas algas, desaconselha-se de imediato as atividades na água, incluindo a pesca, para não haver risco ou minimizar a potencial toxicidade”.