A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Sé de Viseu está a ser alvo de uma limpeza da fachada, intervenção que se prevê finalizada no início do mês de junho. A parte da frente do monumento está totalmente coberta por andaimes e telas de proteção, uma obra que começou no passado mês de abril. Trata-se de uma reabilitação que faz parte da requalificação mais alargada que está a decorrer há cerca de um ano.
Com um investimento de 1,35 milhões de euros, a requalificação da Sé de Viseu, entre outras obras, prevê dotar o templo de uma plataforma de mobilidade reduzida “pioneira” no país.
A nova estrutura de acessibilidade vai ser pioneira em Portugal e está a ser inspirada pelas catedrais de Notre Dame de Parir e de Caen, na França. Prevê-se que toda a obra esteja finalizada em até final deste ano.
A intervenção no edifício está a ser feita em duas empreitadas. A primeira é “referente à conservação e restauro do património integrado, designadamente dos retábulos e revestimentos azulejares”, o segundo “é relativo às reparações diversas e acessibilidades”.
O investimento é suportado em 85% pelos financiamentos do Portugal 2020. Os 15% restantes são suportados pelos orçamentos da Direção Regional de Cultura e da Diocese de Viseu, em partes iguais.
Bianca Leão, Escola Superior de Educação de Viseu