A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Domingo, 13 de setembro, três da tarde. Um pouco por todo o distrito haverá futebol para acompanhar na segunda eliminatória da Taça Sócios de Mérito, prova da Associação de Futebol de Viseu. A Divisão de Honra e a 1ª divisão distrital param e volta a Taça Sócios de Mérito que, este ano, regressou ao modelo que vigorava antes da pandemia. A prova vai de eliminatória em eliminatória até à decisiva final. Este domingo estão agendados 15 jogos. Seriam 16 mas uma decisão do Conselho de Disciplina relativo ao jogo Roriz – Sezurense, da 1ª eliminatória, impede que o Penalva do Castelo tenha adversário para este domingo.
Entre os jogos que vão decorrer a 13 de outubro estão duelos entre históricos do futebol distrital, jogos entre clubes de concelhos vizinhos e frente a frente entre rivais do mesmo concelho. E o reencontro de Vila Chã de Sá e Besteiros, depois de jogo polémico na 1ª Distrital da época passada. Há de tudo na segunda eliminatória da Taça Sócios de Mérito da Associação de Futebol de Viseu.
Sátão e Nelas reencontram-se este domingo
O Cabanas de Viriato-Carregal do Sal é exemplo disso mesmo. Os dois clubes do concelho de Carregal do Sal defrontam-se já nesta fase precoce da prova. Na segunda eliminatória da Taça Sócios de Mérito há ainda o reencontro entre Sátão e Nelas. O Sátão desceu 1ª Divisão distrital e reencontra o Nelas que tantas vezes defrontou na Divisão de Honra de Viseu. É um dos jogos de cartaz da segunda eliminatória da Taça Sócios de Mérito, tal como o Lusitano – Sampedrense, em Vildemoinhos.
No menu dos jogos da segunda eliminatória da Taça, jogada a 13 de outubro, há também um Vila Chã de Sá – Besteiros, alguns meses depois de um jogo que gerou polémica na Taça da 1ª distrital. Na altura, o árbitro esqueceu-se de que o regulamento previa prolongamento e avançou logo para as grandes penalidades. Aí o Besteiros ganhou, mas a Associação de Futebol de Viseu reverteu a decisão e fez os clubes jogarem prolongamento. O Besteiros não compareceu e o Vila Chã de Sá apurou-se.
No final desta eliminatória 16 equipas apuram-se para os oitavos de final da prova que este ano regressou ao formato habitual, em regime de eliminatórias até à final. Na época passada o jogo decisivo decorreu no Estádio João Cardoso em Tondela. O Cinfães levantou a Taça depois de vencer o Resende.
Segunda eliminatória Taça Sócios de Mérito de Viseu:
Carvalhais – Nespereira
Oliveira de Frades – Vouzelenses
Sátão – Nelas
Ferreira de Aves – Alvite
Paivense – Resende
Cabanas de Viriato – Carregal do Sal
Lusitano de Vildemoinhos – Sampedrense
Oliveira do Douro – Lamelas
Vale de Açores – Castro Daire
Molelos – Tarouquense
Canas de Senhorim – Ceireiros
Viseu United – Moimenta da Beira
Besteiros – Vila Chã de Sá
Lamego – Mangualde
Parada – Campia
Roriz/Sezurense – Penalva do Castelo (não irá realizar-se até ser decidido qual dos dois, Roriz ou Sezurense segue em frente)