arqueologia tabuaço
banner-sns24-06-1
471511487_911909467786403_6650047568217060701_n
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A magia do Natal já chegou a Viseu e a Criaverde tem…

26.12.24

No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

25.12.24

São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…

24.12.24

por
Teresa Machado

 Morreste Celeste

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs
Home » Notícias » Diário » Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão

Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão

No lançamento estiveram seis embaixadores da região que demonstram que a cozinha é contemporânea, jovem e desafiadora

 Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão
03.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão
26.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão

A Quinta de Lemos, localizada no coração do Dão, foi palco de uma celebração gastronómica e enológica de grande expressão, marcada pelo lançamento dos vinhos da colheita de 2016. A ocasião, conduzida pelo enólogo Hugo Lopes e pelo chef Diogo Rocha, estrela Michelin e responsável pela Mesa de Lemos, reuniu alguns dos mais conceituados chefs da região, que harmonizaram pratos exclusivos com os novos vinhos da casa.

Para Diogo Rocha foi fácil reunir tanto chef na Quinta de Lemos. “Bastou pegar no telefone e ligar para eles e eles todos aceitaram”, contou, entre gargalhadas. Estiveram presentes Henrique Ferreira (A Tertúlia), Luís Almeida (Memórias – Valverde Santar), Hugo Marques (O Tosco e 100 Papas na Língua), Marco Marques (Restaurante o Monte) e João Ferreira (Flora, Guia Michelin)).

No lançamento, que decorreu na Quinta de Lemos, estiveram, segundo Diogo Rocha, “cinco grandes embaixadores”, a que se juntou ele próprio. “Mostramos que somos uma região atual e com tendência”, sustentou.

Hugo Lopes, enólogo da Quinta de Lemos, apresentou ao público quatro varietais: Jaen, Alfrocheiro, Touriga Nacional e Tinta Roriz, além de dois blends: Dona Georgina e Dona Santana. O enólogo explicou que 2016 foi um ano de colheita “menos maduro e mais floral”, com vinhos que expressam o terroir e a essência das castas da região. “Apresentamos os quatro varietais, todas elas castas que marcam presença com seus aromas e estrutura, além do Santana, o nosso porta estandarte e o Dona Georgina que é o nosso vinho mais internacional que faz fermentação em barricas de carvalho francês e com estágios de 18 meses”, detalhou o especialista.

O evento teve como fio condutor a inovação e a tradição que sustentam o Dão como uma região vitivinícola de destaque, e a gratidão de Hugo Lopes aos chefs e à equipe da Quinta de Lemos foi evidente. “Obrigado por transformarem os meus vinhos em grandes vinhos”, concluiu, em um tributo à sinergia entre gastronomia e vinicultura que transformou o lançamento em uma verdadeira festa dos sentidos.

A Quinta de Lemos é uma referência situada na região do Dão, conhecida por combinar tradição e inovação na produção de vinhos. Localizada nas proximidades de Viseu, a propriedade aproveita um terroir privilegiado com solos graníticos e um clima marcado pela combinação de dias quentes e noites frescas, condições ideais para o cultivo de variedades autênticas da região. Fundada por Celso de Lemos, mantém como filosofia a produção de vinhos que expressam a autenticidade do Dão e o compromisso com a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.

A Quinta de Lemos dedica-se, sobretudo, a vinhos produzidos a partir de castas autóctones como Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz, além dos blends exclusivos que se tornaram a assinatura da casa. 

A Quinta de Lemos destaca-se, também, pelo restaurante Mesa de Lemos, liderado pelo chef Diogo Rocha. O restaurante é um projeto que valoriza os ingredientes locais, respeitando a sazonalidade e apresentando a gastronomia do Dão com um toque contemporâneo. Diogo Rocha utiliza produtos regionais, muitos deles provenientes da própria quinta, que inclui uma horta orgânica onde são cultivados vegetais e ervas frescas usados nos pratos.

 Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão

Outras notícias

pub
 Seis novos vinhos e seis chefes na Quinta de Lemos para celebrar o Dão

Notícias relacionadas

Procurar