A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O distrito de Viseu é um destino cheio de história e cultura. Se não tem nada marcado para os próximos dias, aproveite e explore alguns dos locais mais históricos da região.
1. Cava de Viriato (Viseu)
Este misterioso monumento em forma de octógono, localizado no centro de Viseu, é atribuído à presença do líder lusitano Viriato, embora a sua origem exata ainda seja discutida. Um excelente local para fotografias e para mergulhar na história.
2. Sé Catedral e Museu Grão Vasco (Viseu)
Já no coração do centro histórico de Viseu, aparece a Sé Catedral, um imponente edifício gótico-renascentista. Ao lado, o Museu Grão Vasco apresenta uma coleção notável de obras de arte, destacando-se os painéis do mestre Vasco Fernandes.
3. Castelo de Penedono
Em posição dominante sobre a povoação, esta pequena estrutura medieval constitui um misto de fortificação defensiva e de residência senhorial. O Castelo de Penedono está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
4. Torre Medieval de Vilharigues (Vouzela)
Classificada como Imóvel de Interesse Público, a Torre Medieval de Vilharigues tem a sua origem envolta em mistério, já que não se conhece quem a terá mandado construir. Foi erguida em finais do século XIII.
5. Mosteiro de Santa Maria de Salzedas (Tarouca)
Antigo mosteiro da Ordem de Cister, começou a ser construída em 1168. Contando no seu espólio com trabalhos de alguns dos maiores nomes da pintura nacional como Grão Vasco, Bento Coelho da Silveira ou Pascoal Parente, é Monumento Nacional desde 1997.
6. Palácio dos Condes de Anadia (Mangualde)
É considerado um dos mais magníficos edifícios do barroco setecentista em Portugal. O edifício, que guarda no seu interior 500 anos da história da família Pais do Amaral, encontra-se aberto ao público e as visitas incluem até uma prova de vinhos.