No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
A cidade de Viseu volta a receber tunas mistas no 16.º festival Tosta Mista, que acontece a 25 e 26 de outubro no Rossio e na Aula Magna do Instituto Politécnico. A iniciativa é organizada pela Estudantina Universitária de Viseu.
São quatro as tunas que vão entrar em concurso: a Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra, a ForTuna – Tuna Académica da Nova SBE (Lisboa), a Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), e a TUSALD – Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco).
A noite de serenatas marca o início do Tosta Mista, a 25 de outubro, no Rossio. Neste primeiro momento, marcado para as 21h00, as tunas convidadas são a Real Tunel Académico e a Infantuna, ambas de Viseu.
Já a noite de festival vai ser a 26 de outubro na Aula Magna do Politécnico, também a partir das 21h00.
Este ano, a organização escolheu como causa solidária o projeto Abraços de Luar, da Associação Lenda Rebelde. O programa já fez mais de uma centena de saídas desde 2022 e entrega bens de primeira necessidade, alimentação e agasalhos a quem mais precisa nas ruas de Viseu. Os voluntários da iniciativa oferecem apoio a a pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo sem-abrigo em Viseu, pelo menos uma vez por semana.
Os bens podem ser entregues junto à Câmara de Viseu, no Rossio, na noite do dia 25 e durante o dia 26 no Campus Politécnico (CAFAC das 10h00 às 19h00 e Aula Magna das 21h00 à 01h00).
A organização apela à entrega de produtos de higiene (pastas e escovas de dentes, géis de banho, champô, toalhas de banho), cobertores, roupas, agasalhos, calçado, pacotes de arroz e massa, enlatados e leite.
O Tosta Mista, realizado pela primeira vez em 2008, é considerado um dos melhores festivais de tunas mistas do país. O evento junta sempre quatro tunas a concurso e tem vindo a enriquecer a cultura de Viseu com o espírito das tunas e da academia do ensino superior.