Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
A 39.ª edição da Semana Académica começa hoje e decorre até 30 de abril após meses de preparação, que culminam numa programação que pretende agradar a vários gostos musicais e garantir que todos os estudantes tenham oportunidade de participar na maior festa do mundo académico viseense.
A organização, que tem vindo a trabalhar intensamente nos últimos quatro meses, apostou num cartaz variado, com o objetivo de chegar ao maior número possível de estudantes. O cartaz tem como cabeças de cartaz Bispo, Lon3r Johny, Ana Malhoa, Força Suprema e Regula. “Sabemos que é sempre difícil agradar a todos, mas este ano conseguimos criar um cartaz vasto, com várias opções, e acreditamos que acertámos em cheio”, afirmou Tiago Amaral, presidente da Federação Académica de Viseu (FAV).
Uma das grandes novidades deste ano é a parceria com o Município de Viseu, que permite que no dia 29 ocorra o Arraial do Estudante. Nesse dia, o preço do bilhete será significativamente mais acessível e o custo das bebidas também será reduzido. A medida surge como uma forma de incluir os estudantes mais carenciados, permitindo-lhes viver a experiência académica no interior do pavilhão. “Nem todos têm possibilidades de comprar a pulseira ou de ir vários dias, e com este dia conseguem ter essa experiência”, sublinhou Tiago Amaral.
O tradicional desfile académico sofre também uma grande mudança este ano, com a redução do tamanho dos camiões de 12 para 6 metros, por imposição da PSP, de forma a cumprir o Código da Estrada. Apesar do impacto inicial, a organização acredita que esta alteração permite que os cursos explorem de uma forma diferente a criatividade ao decorar os veículos.
No que toca à logística do evento, o foco é “fechar o mais rápido possível os artistas”, visto que os músicos possuem uma agenda preenchida. Depois de fechado o cartaz segue-se as burocracias como os licenciamentos, seguros, fornecedores, equipa de som, fazer as reservas do pavilhão, entre outras, relatou o presidente da FAV.
Na véspera o ambiente já se vive com entusiasmo e expectativa. E no que depender do esforço e dedicação da organização, esta 39.ª edição tem tudo para ficar na memória dos estudantes.
João Amaral – Aluno de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu