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Os separadores rodoviários da Circular Sul, junto ao Palácio do Gelo em Viseu, estão com um novo tipo de vegetação, anunciou a autarquia que substituiu a relva por espécies que permitem diminuir o consumo de água.
A empreitada foi agora concluída pela Câmara de Viseu, no âmbito de uma candidatura da Rede CENCYL (projeto que junta cidades do Centro e da região espanhola de Castela e Leão), disse ainda a mesma fonte, adiantando ter-se tratado de um investimento que rondou os 54 mil euros.
Nos trabalhos que decorreram nos últimos meses, a relva foi substituída por espécies arbustivas que não necessitam de tanta água e que permitem diminuir o consumo anual em cerca de 80 por cento. A longo prazo, o objetivo é não ser necessário regar e uma poupança de água a 100%.
“Esta proposta representa ainda uma vantagem ambiental, ao possibilitar a fixação de poeiras e partículas em suspensão, melhorando a qualidade do ar”, acrescenta a Câmara de Viseu.
A poupança de água vai ser concretizada através da implementação de um sistema de telegestão de regas que permitirá “uma monitorização remota, levando a uma gestão mais eficiente da água”.
O projeto também prevê a abolição do corte regular de relva para dar lugar a uma poda de apenas três a quatro vezes por ano. Ao todo, na Circular Sul, foram intervencionados cerca de 2.800 metros quadrados de área.
Segundo disse em novembro do ano passado o presidente da Câmara, Fernando Ruas, a mudança está alinhada com a estratégia municipal de adaptar a gestão dos espaços verdes às exigências atuais.
“Os espaços verdes sofrem com períodos estivais progressivamente mais quentes e longos, colocando uma enorme pressão na disponibilidade de água para rega, gerando um ciclo de difícil gestão. É neste sentido que avançamos com esta solução, procurando mitigar todo este impacto”, afirmou na altura o autarca.
Além dos benefícios hídricos e de manutenção, o novo coberto vegetal também poderá contribuir para a qualidade do ar, ajudando a capturar poeiras e partículas em suspensão, o que é especialmente relevante em zonas de intenso tráfego rodoviário.