Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os municípios de Pinhel e Sernancelhe levam o melhor da sua gastronomia e vinhos à Festa das Vindimas de Paris, entre 11 e 13 de outubro, quando irão também homenagear os seus emigrantes em dois eventos paralelos.
“A França, grande país da gastronomia e dos vinhos tem-se revelado muito recetivo a acolher ainda mais gastronomia e vinhos de qualidade de Portugal. Podermos marcar presença de novo, com o que de melhor se faz em Portugal é motivo de grande orgulho e emoção para mim”, disse a organizadora luso-francesa Ana Sofia de Oliveira.
Após quatro anos de ausência devido à pandemia, Portugal regressa a uma das mais importantes celebrações da gastronomia e do vinho da Europa em três expositores no ‘Percurso do Gosto’ em Montmatre, contando novamente com a presença da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
“Depois desta ausência prolongada, teríamos gostado de regressar com um espaço de Portugal ainda maior, mas a procura que este evento tem é tanta, que já nos sentimos felizes por ter conseguido esta presença”, acrescentou Ana Sofia de Oliveira, referindo o objetivo de crescer em 2025 para “voltar aos nove espaços, no mínimo”.
A ‘Fête des Vendanges’, que existe desde 1934, é organizada pelo 18.º bairro da capital francesa e conta com provas, degustações, venda de produtos e realização de negócios para os mais de 500 mil visitantes.
Em 2017, Ana Sofia de Oliveira, co-criadora da marca My Genuine Portugal, desafiou os municípios participantes a “levarem o melhor da gastronomia e vinhos das suas regiões, mostrando o quão genuínos os produtos eram, com potencial enorme para o mercado francês, e mais especialmente parisiense”.
Seguiram-se três edições em “grande escala”, em que os franceses manifestaram uma “adesão entusiasmada à presença portuguesa” e em que os portugueses residentes em Paris aproveitaram o evento para “matar saudades” de Portugal, segundo o comunicado.
Durante o evento, Sernancelhe dará destaque também à castanha Martaínha, conhecida pela sua versatilidade, e à promoção do seu território, mas também realizará o 1.º Convívio de Emigrantes, para homenagear os emigrantes do concelho residentes em Paris, no dia 12 de outubro, na sede da Rádio Alfa, em Créteil.
O evento, que já conta com mais de 350 inscritos, pretende “acentuar a proximidade” com os emigrantes, “evidenciar a sua importância para o desenvolvimento do concelho e reforçar a identidade sernancelhense”.
Também no dia 12 de outubro, o município de Pinhel organiza um jantar com a sua comunidade no restaurante La Closerie, em Claye Souilly.
“Queremos que este seja um momento de proximidade e convívio com aqueles que, apesar de estarem fora, não esquecem a sua terra natal, como se verifica ano após ano, nomeadamente durante o mês de agosto, quando regressam a Pinhel, e dão uma nova vida às aldeias do concelho”, salientou o município.
Para Ana Sofia de Oliveira, “Portugal continua a estar na moda em França”, representando 3,1% das viagens dos franceses para fora do seu país, com o principal destino a ser a Grande Lisboa.
Em 2023, entraram em Portugal 3,2 milhões de turistas franceses, o que revela um crescimento de 150% em 10 anos, com a França a posicionar-se em 4.º lugar no mercado turístico da procura externa que tem como destino Portugal.