Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão encerradas. As vias fecharam ao trânsito no início da noite deste domingo (5 de janeiro) e ainda não há previsão para a reabertura.
A queda de neve levou ao encerramento dos troços Piornos – Torre – Lagoa Comprida, cerca das 20h00, cenário que se mantém, confirmou ao Jornal do Centro fonte da GNR.
A região da Serra da Estrela está esta segunda-feira sob aviso amarelo devido a “prováveis perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”. O aviso está ativo entre as 00h55 e as 18h00. Já a temperatura ronda hoje os 0º de máximo e os -4º de mínima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão é de “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando gradualmente a cota para 1200 metros, com acumulação acima de 1400m, que poderá ser da ordem de 10 cm acima de 1700m”.
O IPMA alerta para os impactos que podem deixar as “vias condicionadas ou interditas”, causar “danos em estruturas ou árvores” ou dificuldades em “abastecimentos locais”.
Já no distrito de Viseu, a previsão de chuva na primeira semana completa de 2025, mas também com uma subida das temperaturas nos próximos dias. No fim de semana o termómetro pode mesmo chegar aos 16º de máxima.
Segundo as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão ainda previstos alguns períodos de céu muito nublado e nevoeiro durante a semana.
Esta segunda-feira (6 de janeiro), Viseu regista 10 graus de temperatura máxima e 2º de mínima, contando com algumas abertas. No distrito, as máximas estão hoje entre os 8º em Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e os 12º em Carregal do Sal, Mortágua e Tabuaço.