469752081_122178814226157030_8991322339813102806_n
med on tour mortágua
Acidente Mangualde
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…

04.02.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.02.25

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Será boa ideia?

por
José Carreira

 Demência: o caminho das pedras
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas

Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas

Viaturas vão servir várias valências dos centros de saúde I e III. Entrega dos veículos, por parte da Câmara Municipal de Viseu, acontece no âmbito do processo de descentralização de competências no domínio da saúde

Micaela Costa
 Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas
12.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas
12.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas

A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões recebeu esta quarta-feira (12 de fevereiro) sete veículos elétricos. As viaturas vão servir várias valências dos centros de saúde I e III.

Para o Centro de Saúde I, localizado no prédio alto da Segurança Social, serão disponibilizadas três viaturas, para a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Viseense, Unidade de Saúde Familiar (USF) Infante D. Henrique e USF Lusitana.

Já o Centro de Saúde III vai receber quatro viaturas, que ficam ao serviço da UCC Viseense, USF Grão Casco, USF Viriato e da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos.

A entrega destes veículos, por parte da Câmara Municipal de Viseu, acontece no âmbito do processo de descentralização de competências no domínio da saúde. A aquisição das mesmas foi feita ao abrigo de uma candidatura da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e, num dos casos, através da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Na cerimónia de entrega, que decorreu no Rossio, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões afirmou que este é “um marco importante na consolidação e prestação de cuidados às populações”.

António Sequeira destacou ainda a “boa cooperação com o município”. “Temos que fortalecer relações e obviamente que estamos disponíveis para cumprir a nossa missão e dar tudo em prol da consolidação das instituições e na prestação de cuidados de saúde de qualidade à nossa população”, disse.

Já o presidente da autarquia sublinhou que, apesar de “singela”, a cerimónia de entrega destas viaturas “tem um significado especial”, esperando que sejam “utilizadas da melhor maneira, para a satisfação das necessidades dos nossos concidadãos”.

“A entrega de viaturas é para tornar os cuidados de enfermagem e médicos mais próximos, ainda por cima com viaturas que são elétricas, não poluentes”, declarou.

Fernando Ruas disse ainda que este “ato singelo” tem “um significado grande”, sobretudo por se tratar de uma “área tão sensível”.

“É aquela que, nos anos futuros, medirá o desenvolvimento de um país. Vamos deixar de ter análise do PIB e vamos saber como cada comunidade trata os seus cidadãos. Este será o índice de desenvolvimento que vai perdurar o futuro”, sustentou.

O autarca deixou ainda uma palavra de confiança aos responsáveis pela ULS Viseu Dão Lafões. “Confiamos muito no vosso trabalho, temos todas as razões para dizer aos profissionais de saúde que não é por esta área que Viseu não tem rácios e indicadores que nos orgulham a todos”, sublinhou.

Fernando Ruas aproveitou também para recordar o investimento de cerca de 30 milhões de euros que será feito pelo município, nos vários domínios da saúde.

“Herdamos competências na área da saúde, que se distribuem por cinco áreas, que nos vão permitir um investimento num prazo relativamente curto de cerca de 30 milhões de euros”, começou por dizer.

Entre os investimentos, recordou, está o edificado. “Vamos fazer cinco unidades locais de saúde que, neste momento, se encontram no prédio alto, onde as condições de acessibilidade não são as melhores. Quatro vão ser localizadas na Avenida da Europa e uma junto da fonte cibernética. Este é um investimento de cerca de 27 milhões de euros”, informou.

Fernando Ruas destacou ainda a “requalificação das unidades de saúde que estão espalhadas de forma descentralizada pelo concelho e que vão ser objeto de um investimento de seis milhões de euros”.

“Herdamos também o pagamento aos assistentes operacionais e vamos ter que cuidar dos edifícios e despesas, como a eletricidade ou serviços de limpeza”, finalizou.

pub
 Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas

Outras notícias

pub
 Serviços de saúde de Viseu reforçados com sete viaturas elétricas

Notícias relacionadas

Procurar