A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os serviços do município de Nelas estão novamente a funcionar, depois de terem sido alvo de um ataque informático em 14 de novembro, disse o presidente da Câmara de Nelas, Joaquim Amaral.
“Começaram a funcionar na quarta-feira e, entretanto, na sexta-feira voltaram a cair, porque enquanto resolvemos vamos encontrando discos danificados. Agora, já estamos a funcionar a 80% e nos próximos dias contamos ficar a 100%”, assumiu o presidente.
Joaquim Amaral falava à agência Lusa a propósito do ataque informático de que os serviços do Município de Nelas foram alvo na tarde do dia 14 de novembro, o que impossibilitou os munícipes de acederem aos serviços.
Na altura, Joaquim Amaral disse que perceberam que foram alvo de ataque, quando “os computadores começaram todos a deixar de responder” e o sistema informático ficou “em baixo”.
“De imediato, foram realizados todos os procedimentos internos de segurança preestabelecidos e notificadas as entidades competentes”, como o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária.
Das instituições, disse hoje o presidente, “ainda não houve qualquer reação, portanto, ainda não se sabe de nada” do que aconteceu “ou a origem do ataque”, sendo que “continuam as investigações”.
Quanto aos danos causados, o autarca ainda não tem resposta, uma vez que, “à maneira que se vai mexendo no sistema para ficar tudo disponível, ainda se vão encontrando discos danificados”.