A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Esperança renovada, equipa mais adulta e um novo treinador. Podia ser assim resumido o espírito que se vive entre a secção de futebol sénior do Grupo Desportivo de Silgueiros. A querer esquecer o sétimo lugar da época passada no Grupo Sul da 1ª divisão distrital e a precoce eliminação da Taça da 1ª divisão distrital, o presidente do clube, Carlos Pereira, quer mais da equipa este ano. “A nossa ambição é estar nos primeiros cinco lugares”, confirma o dirigente em declarações ao Jornal do Centro.
O Silgueiros entrou com o pé esquerdo na nova temporada. O primeiro jogo trouxe a primeira derrota. O clube jogou a primeira eliminatória da Taça Sócios de Mérito e saiu derrotada pelo Paivense por seis bolas a zero. O presidente atribui a derrota à fase precoce ca temporada. “A Taça Sócios de Mérito voltou ter os moldes antigos e começou muito mais cedo. O nosso plantel ainda não estava cá, estava todo de férias. A pré-época foi muito curta, daí uma derrota tão pesada”, justifica Carlos Pereira.
A propósito da Taça, que junta clubes da 1ª divisão distrital e Taça Sócios de Mérito, o presidente do Silgueiros lamenta a mudança do modelo competitivo da prova. “Não beneficia os clubes porque começa ainda perto das férias. Os jogadores também têm trabalho de verão, não estão ainda disponíveis para treinar. Começa muito cedo. Não deveria ter mudado”, critica.
Além da renovação de metade do plantel, o Silgueiros tem novo treinador. A escolha recaiu em Paulo Cardoso. “A aposta recaiu neste nome por ser de Silgueiros. Não nasceu cá, mas mora cá há alguns anos. E além disso, é um treinador que, ao longo da carreira, é direcionado para a formação”, começa por explicar o líder do Silgueiros. Carlos Pereira lembra que Paulo Cardoso esteve na formação do Repesenses e sempre trabalhou com as camadas mais jovens. “Em virtude de a nossa equipa ser jovem, optámos pelo Paulo Cardoso. É alguém que conhece as virtudes, os hábitos e fragilidades dos mais novos”, sustenta.
O presidente do Silgueiros acrescenta que a equipa sénior “é jovem”, com jogadores experientes. “Muitos já não são estreantes nos seniores. Sinto que a equipa é experiente”, avança. Mais de metade do plantel chegou este ano ao Silgueiros. “Reforçámos sobretudo o meio campo e o ataque”, revela Carlos Pereira.
O Silgueiros dá o pontapé de saída na 1ª Divisão distrital no dia 29 de setembro diante do Vale de Açores. A estreia ia acontecer em casa contra o Molelos mas o flagelo dos incêndios fez a Associação de Futebol de Viseu cancelar a primeira jornada. Com o Silgueiros no grupo Sul da 1ª divisão distrital estão Besteiros, Cabanas de Viriato, Santacombadense, Molelos, Nandufe, Santar, Vale de Açores, Vale Madeiros e Vila Chã de Sá.