Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O serviço municipalizado de água e saneamento (SMAS) de Viseu já conta com mais de 53 mil clientes, adiantou esta segunda-feira (17 de fevereiro) a Câmara Municipal. Ao todo, já são 53.820 os clientes que têm contrato com o SMAS para o abastecimento de água e saneamento.
De acordo com as informações divulgadas pela autarquia de Viseu, em 2024, o SMAS contou com 974 novos clientes, um número calculado tendo em conta os contadores instalados no concelho de Viseu. Já de janeiro de 2020 ao mesmo mês de 2025, houve mais 4.626 clientes “num crescimento constante ao longo dos anos”, realça a Câmara.
A autarquia também destacou outros números sobre o SMAS, dando como exemplo os mais de 20 mil utentes que já recebem faturas digitais, uma fasquia atingida no início deste ano. As 20.809 pessoas que o recebem representam 38,7 por cento do número total de clientes do SMAS. O número dobrou face a 2020.
Também a maioria dos clientes está a pagar a água por débito direto (38.222 pessoas, mais concretamente), representando 69 por cento do número total de clientes do SMAS.
Além disso e à semelhança dos anos anteriores, o SMAS também vai ser novamente reconhecido com o selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) pela elevada qualidade da água que fornece aos munícipes. A distinção corresponde à edição deste ano e referente ao período de avaliação de 2024.
Segundo a Câmara, o índice de cumprimento da qualidade de água para consumo humano ronda os 100 por cento. Em 2024, foram feitas 2.743 análises à água no concelho.