Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Sofia Pereira, secretária-geral da Juventude Socialista
Sofia Pereira é natural de Lamego, até agora presidente da Federação Distrital de Viseu da Juventude Socialista (JS), e foi eleita este domingo, 15 de dezembro, como a nova secretária-geral da organização, sucedendo a Miguel Costa Matos. A jovem de 25 anos vence o eurodeputado Bruno Gonçalves na primeira disputa eleitoral em 18 anos.
O ato eleitoral decorreu durante o Congresso Nacional da JS, na Nazaré, tendo os resultados sido divulgados após as cinco da manhã. Sofia Pereira obteve 198 votos, enquanto Bruno Gonçalves reuniu 138 votos. Foram ainda contabilizados três votos em branco e um nulo.
Ao anunciar a candidatura, Sofia Pereira afirmou avançar com uma agenda “progressista, ecologista e feminista”, e prometeu centrar-se em temas como “a emancipação material dos jovens portugueses – habitação e salários -, na necessidade de justiça social e igualdade, na descarbonização e conservação da natureza”. Em novembro oficializou a sua candidatura à liderança da JS.
Sofia Pereira encabeçou a lista mais votada para a Comissão Nacional, tendo apresentado a moção geral de estratégia com o lema de candidatura “É a hora”!.
Com propostas em 14 áreas distintas, Sofia Pereira propunha na moção alargar o prazo do aborto até às 14 semanas, propina negativa a médio prazo no ensino superior e a construção de 600 mil casas em dez anos para habitação acessível e a implementação de um plano nacional de urbanismo verde.
Aumentar os salários dos profissionais de saúde, lançar uma campanha nacional de sensibilização para a saúde mental ou adotar a licença menstrual para mulheres com dores menstruais severas ou outras condições relacionadas são algumas das propostas na área da saúde.
Na moção, a nova secretária-geral da JS propunha, entre outras medidas, o voto aos 16 anos, a reforma do sistema eleitoral para que este seja misto e assim composto por círculos uninominais e um círculo de compensação e ainda a criação de uma entidade reguladora que exija a identificação de conteúdos manipulados nas redes sociais e imponha sanções rigorosas ao uso abusivo.
Licenciada em Comércio e Relações Económicas Internacionais pela Coimbra Business School – ISCAC, Sofia Pereira exerce funções de assessoria técnica no registo internacional de navios. Militante da JS desde os 16 anos, é atualmente membro da Comissão Nacional do Partido Socialista e do Secretariado Nacional da Juventude Socialista.
Natural de Lamego e nascida em 25 de julho de 1999, este ano, integrou as listas do PS às eleições europeias e às legislativas pelo círculo de Viseu.