Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Câmara de Sernancelhe anunciou o décimo Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, que vai decorrer no Exposalão da vila no fim de semana de 16 a 18 de fevereiro. Quinze ranchos folclóricos de vários pontos do país irão tocar durante esta iniciativa, que já vai na décima edição.
O evento, que costuma atrair milhares de pessoas a Sernancelhe, promete sopas típicas com provas gratuitas, artesanato, exposição etnográfica e atuações de grupos de folclore.
A autarquia já adiantou não só as datas como também a programação do Festival de Sopas. A abertura oficial está agendada para as 18h30 do dia 16, uma sexta-feira.
Depois da visita dos convidados à exposição etnográfica e aos stands com prova de sopas às 19h00, as primeiras atuações musicais estão a cargo do Grupo de Concertinas de Freixinho às 19h30, dos Pauliteiros de Miranda às 20h30 e do Rancho Folclórico Terra da Castanha às 21h30.
Nos dias 17, sábado, e 18, domingo, as tasquinhas abrem ao meio-dia. No sábado, toca o Grupo de Concertinas Amigos de Riodades às 14h00.
O primeiro encontro de ranchos, agendado para uma hora mais tarde (15h00), conta com o Grupo Folclórico Os Camponeses da Beira-Ria (Aveiro), o Rancho Folclórico do Ourondo (Covilhã), o Rancho Folclórico de Zebreiros (Gondomar), a Rusga de Joane (Vila Nova de Famalicão), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores (Mortágua) e o Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo).
No domingo, o segundo encontro de ranchos começa às 14h00, com o Rancho das Lavradeiras da Trofa, o Rancho Folclórico “Os Camponeses da Raposa” (Almeirim), o Rancho Folclórico da Meadela (Viana do Castelo), as Danças e Cantares do Paul (Covilhã) e o Rancho Folclórico de Arnas (Sernancelhe), e marca o último dia do Festival de Sopas.
A Câmara de Sernancelhe não revelou quais as sopas que vão estar em destaque nesta nova edição do evento, mas, no ano passado, a sopa de gravanços com bacalhau, o caldo de castanha, a sopa de feijoca à Zebreira ou a sopa de cogumelos foram algumas das iguarias confecionadas com a colaboração de associações locais.