A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
Banda de rock atuou pela primeira vez no lançamento do álbum "Noir Déluge"
Uma banda de rock de Viseu chamada Spiral Sputnik, formada há cerca de um ano e meio, estreou-se em palco no último sábado, 18 de janeiro, com o lançamento do primeiro álbum, “Noir Déluge”. O evento, realizado no Fora de Rebanho – Associação Cultural, teve a “casa cheia”.
O guitarrista e um dos elementos do grupo, Pedro Coutinho, explicou ao Jornal do Centro o percurso da banda até ao momento do lançamento. “Já estamos a ensaiar há algum tempo e decidimos lançar o álbum. O lançamento do álbum foi a nossa primeira atuação. Fomos uma banda de estúdio que deixou de o ser”, diz Pedro Coutinho.
A Spiral Sputnik é composta por quatro membros, cada um ligado a outros projetos para além da música. Na voz está Daniela Madanelo, na guitarra e segundas vozes Pedro Coutinho, Nuno Mendonça no baixo e Ricardo Sequeira na bateria.
O grupo surgiu há cerca de um ano e meio e começou por trabalhar exclusivamente em estúdio. “Estivemos em estúdio até agora, a montar músicas, a preparar tudo para ser uma banda. As bandas quando começam, não começam logo a tocar. Já tínhamos feito um ensaio geral aberto em junho, só para amigos, gravámos o álbum de lá até cá e lançámos no dia 18”, conta o guitarrista.
O álbum, intitulado “Noir Déluge”, foi descrito por Pedro Coutinho como sendo sobre “o fim dos tempos, sobre mudanças dos tempos”. Segundo o guitarrista, “são músicas muito abertas sobre coisas que estão a mudar e sobre as mudanças do mundo, mas ao mesmo tempo um certo regresso ao rock tradicional. Parece que as pessoas têm um bocado de medo de fazer rock. Anda tudo muito ‘popificado’ e nós decidimos insistir na linguagem porque achamos que, o rock enquanto linguagem de emoção pura, é talvez uma das linguagens artísticas que melhor expressa o mundo atual”.
O lançamento foi recebido de forma positiva pelo público, como nos conta Pedro Coutinho, que também é docente na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV): “Correu muito bem, estava a sala cheia. Foi uma coisa absolutamente incrível, não estávamos a contar com tanto sucesso. Foi mesmo invulgar!”:
O álbum está disponível no Bandcamp e pode também ser encontrado através da página de Facebook da banda, Spiral Sputnik.